Em uma sociedade cada vez mais diversificada e plural, é imperativo que as escolas se adaptem para serem espaços verdadeiramente inclusivos, onde todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades, possam se desenvolver plenamente. A educação inclusiva pressupõe que a escola deve se adaptar ao aluno e não o contrário. Isso envolve uma mudança de perspectiva sobre como encaramos as necessidades específicas de aprendizado. O planejamento colaborativo surge, nesse contexto, como uma estratégia essencial para a preparação e a implementação de práticas educativas inclusivas. Assim estabelecemos como objetivo: identificar as políticas educacionais, práticas e ações concretas que podem melhorar a eficácia e implementação do planejamento colaborativo na educação especial na perspectiva inclusiva. Assim, o presente estudo foi será conduzido por meio de uma abordagem qualitativa (MINAYO,2001), que articulou a revisão bibliográfica, estudo de caso e análise documental para uma compreensão do estudo. Concluímos que o ensino colaborativo representa um avanço significativo no caminho da inclusão educacional. Através dessa colaboração, vemos a valorização da diversidade, a superação das barreiras e a promoção de um ambiente educacional mais justo e acolhedor em constante construção, para o desenvolvimento pleno de cada aluno e para a formação de uma sociedade mais inclusiva e solidária.