Este trabalho tem como objetivo principal identificar as leituras literárias realizadas, durante os meses sem aulas presenciais e remotas (março a setembro de 2020) por causa da pandemia, pelos alunos dos quartos anos do Ensino Médio Integrado dos Cursos de Logística, Informática e Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/ Campus São Gonçalo do Amarante, no ano letivo 2020. Para isso, inicialmente, discutiu-se sobre a importância da leitura literária na formação humana integrada; em seguida, foi elaborado o questionário a ser aplicado com os sujeitos da pesquisa; e, por fim, foram analisados e discutidos os dados coletados, nos quais forneceram informações sobre as obras literárias mais citadas, bem como possibilitou fazer um comparativo entre os gostos literários dos alunos dos diferentes cursos A fundamentação e discussão, tem-se a compreensão da pesquisa qualitativa em Minayo (2013) e Severino (2007); e da leitura literária e a sua importância para o desenvolvimento da formação humana em Candido (1995), Guimarães e Batista (1994), Lajolo (1994) e Cosson (2017). As análises dos resultados obtidos foram repassadas para os professores de Língua Portuguesa e Literatura, a fim de melhor favorecer metodologias, que possibilitem a autonomia literária e a formação humana integral dos discentes concluintes do Ensino Médio.