O ensino de Ciências da Natureza em grande parte das instituições educadoras apontam para um ensino tradicionalista, apesar das atualizações curriculares as escolas são pouco eficientes em desenvolver a autonomia do aluno, o que deixa de lado a sustentabilidade do aprender ao se voltar à mecanização do processo. A criação de um Clube de Ciências na escola busca harmonizar a relação do professor com o aluno e a relação do aluno com a sociedade No Brasil existem escolas com Clubes de Ciências em funcionamento e uma significativa produção científica acerca dessas práticas educativas para o ensino de Ciências da Natureza. Diante disso, criou-se o Clube BIOFIQUE na EEMTI Luíza Távora em Jucás-CE, com alunos do Ensino Médio, no contraturno escolar, com o objetivo de dinamizar o ensino de ciências através do uso da experimentação e de jogos lúdicos, a fim de melhorar o processo de ensino aprendizagem dos estudantes e de promover o letramento científico. Neste estudo, apresentou-se algumas metodologias desenvolvidas no Clube e qual a percepção dos estudantes acerca do funcionamento do mesmo. Para isso, após as práticas os estudantes produziram relatórios com relatos de aprendizagem, e responderam ao questionário semiestruturado sobre como o Clube contribuiu para a sua aprendizagem. Os resultados foram satisfatórios, onde a maioria dos participantes consideram-se mais motivados e interessados pelas Ciências da natureza após a participação no BIOFIQUI.