Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIOFIQUI: CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EEMTI LUÍZA TÁVORA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96618
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2605
    "inscrito_id" => 8596
    "titulo" => "BIOFIQUI: CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EEMTI LUÍZA TÁVORA"
    "resumo" => "O ensino de Ciências da Natureza em grande parte das instituições educadoras apontam para um ensino tradicionalista, apesar das atualizações curriculares as escolas são pouco eficientes em desenvolver a autonomia do aluno, o que deixa de lado a sustentabilidade do aprender ao se voltar à mecanização do processo. A criação de um Clube de Ciências na escola busca harmonizar a relação do professor com o aluno e a relação do aluno com a sociedade No Brasil existem escolas com Clubes de Ciências em funcionamento e uma significativa produção científica acerca dessas práticas educativas para o ensino de Ciências da Natureza. Diante disso, criou-se o Clube BIOFIQUE na EEMTI Luíza Távora em Jucás-CE, com alunos do Ensino Médio, no contraturno escolar, com o objetivo de dinamizar o ensino de ciências através do uso da experimentação e de jogos lúdicos, a fim de melhorar o processo de ensino aprendizagem dos estudantes e de promover o letramento científico. Neste estudo, apresentou-se algumas metodologias desenvolvidas no Clube e qual a percepção dos estudantes acerca do funcionamento do mesmo. Para isso, após as práticas os estudantes produziram relatórios com relatos de aprendizagem, e responderam ao questionário semiestruturado sobre como o Clube contribuiu para a sua aprendizagem. Os resultados foram satisfatórios, onde a maioria dos participantes consideram-se mais motivados e interessados pelas Ciências da natureza após a participação no BIOFIQUI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8596_TB2605_20112023152026.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANA DA SILVA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "Laiana da Silva"
    "autor_email" => "laianasmedeiros18@gmail.c"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96618
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2605
    "inscrito_id" => 8596
    "titulo" => "BIOFIQUI: CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EEMTI LUÍZA TÁVORA"
    "resumo" => "O ensino de Ciências da Natureza em grande parte das instituições educadoras apontam para um ensino tradicionalista, apesar das atualizações curriculares as escolas são pouco eficientes em desenvolver a autonomia do aluno, o que deixa de lado a sustentabilidade do aprender ao se voltar à mecanização do processo. A criação de um Clube de Ciências na escola busca harmonizar a relação do professor com o aluno e a relação do aluno com a sociedade No Brasil existem escolas com Clubes de Ciências em funcionamento e uma significativa produção científica acerca dessas práticas educativas para o ensino de Ciências da Natureza. Diante disso, criou-se o Clube BIOFIQUE na EEMTI Luíza Távora em Jucás-CE, com alunos do Ensino Médio, no contraturno escolar, com o objetivo de dinamizar o ensino de ciências através do uso da experimentação e de jogos lúdicos, a fim de melhorar o processo de ensino aprendizagem dos estudantes e de promover o letramento científico. Neste estudo, apresentou-se algumas metodologias desenvolvidas no Clube e qual a percepção dos estudantes acerca do funcionamento do mesmo. Para isso, após as práticas os estudantes produziram relatórios com relatos de aprendizagem, e responderam ao questionário semiestruturado sobre como o Clube contribuiu para a sua aprendizagem. Os resultados foram satisfatórios, onde a maioria dos participantes consideram-se mais motivados e interessados pelas Ciências da natureza após a participação no BIOFIQUI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8596_TB2605_20112023152026.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANA DA SILVA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "Laiana da Silva"
    "autor_email" => "laianasmedeiros18@gmail.c"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de Ciências da Natureza em grande parte das instituições educadoras apontam para um ensino tradicionalista, apesar das atualizações curriculares as escolas são pouco eficientes em desenvolver a autonomia do aluno, o que deixa de lado a sustentabilidade do aprender ao se voltar à mecanização do processo. A criação de um Clube de Ciências na escola busca harmonizar a relação do professor com o aluno e a relação do aluno com a sociedade No Brasil existem escolas com Clubes de Ciências em funcionamento e uma significativa produção científica acerca dessas práticas educativas para o ensino de Ciências da Natureza. Diante disso, criou-se o Clube BIOFIQUE na EEMTI Luíza Távora em Jucás-CE, com alunos do Ensino Médio, no contraturno escolar, com o objetivo de dinamizar o ensino de ciências através do uso da experimentação e de jogos lúdicos, a fim de melhorar o processo de ensino aprendizagem dos estudantes e de promover o letramento científico. Neste estudo, apresentou-se algumas metodologias desenvolvidas no Clube e qual a percepção dos estudantes acerca do funcionamento do mesmo. Para isso, após as práticas os estudantes produziram relatórios com relatos de aprendizagem, e responderam ao questionário semiestruturado sobre como o Clube contribuiu para a sua aprendizagem. Os resultados foram satisfatórios, onde a maioria dos participantes consideram-se mais motivados e interessados pelas Ciências da natureza após a participação no BIOFIQUI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.