O presente estudo analisou as três edições da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2015; 2016; 2017), o Currículo em Movimento do Distrito Federal (DISTRITO FEDERAL, 2018) e a (des)articulação no campo da alfabetização entre os referenciais, tomando como referência o eixo de ensino da língua: produção de texto. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (GIL, 2008; MINAYO, 2001), cujas técnicas de investigação foram: análise documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2020 com três professoras alfabetizadoras, atuantes nos três anos do Bloco Inicial de Alfabetização - BIA da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977; FRANCO, 2018). Os resultados apontaram poucos objetivos referentes ao trabalho com as estratégias de produção de texto, visto que os referenciais, em seus corpus textuais de fundamentação de trabalho com a língua, discorrem sobre essa dimensão longamente, no entanto, só foram traduzidos em objetivos de aprendizagem no Currículo em Movimento.