Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

(RE) AFIRMANDO O LUGAR DO PLANO DE AULA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99637
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6568
    "inscrito_id" => 3206
    "titulo" => "(RE) AFIRMANDO O LUGAR DO PLANO DE AULA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Planejar não se resume ao simples ato de preencher uma ficha para o controle da administração escolar, mas é uma atividade na qual o professor direciona o seu trabalho. Ainda que essa máxima faça parte das discussões na formação inicial de professores, destaca-se nesse trabalho a importância do plano de aula como uma atividade social tendo como parâmetro as realidades concretas que envolvem alunos, professores, pais e comunidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como fonte de dados foram utilizadas revistas eletrônicas e livros que abordam a temática proposta. Na primeira etapa é apresentado os conceitos e fundamentos do ato de planejar. A segunda parte aborda a discussão sobre o planejamento na prática e a postura do professor. A última parte mostra a importância do plano de aula para auxiliar o futuro professor na reflexão de suas ações e decisões diante dos desafios profissionais. Conclui-se que o planejamento é uma ferramenta que pode colaborar com o professor para enxergar a realidade e necessidades de seus alunos. Com isso, pretende-se colaborar com elementos para ampliar a discussão sobre o ato de planejar como uma ação docente de compromisso com a apropriação do conhecimento pelo aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65b407c0b5c4a_26012024162800.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-26 16:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA DE ARAÚJO ANDO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "daniela.a.ando@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99637
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6568
    "inscrito_id" => 3206
    "titulo" => "(RE) AFIRMANDO O LUGAR DO PLANO DE AULA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Planejar não se resume ao simples ato de preencher uma ficha para o controle da administração escolar, mas é uma atividade na qual o professor direciona o seu trabalho. Ainda que essa máxima faça parte das discussões na formação inicial de professores, destaca-se nesse trabalho a importância do plano de aula como uma atividade social tendo como parâmetro as realidades concretas que envolvem alunos, professores, pais e comunidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como fonte de dados foram utilizadas revistas eletrônicas e livros que abordam a temática proposta. Na primeira etapa é apresentado os conceitos e fundamentos do ato de planejar. A segunda parte aborda a discussão sobre o planejamento na prática e a postura do professor. A última parte mostra a importância do plano de aula para auxiliar o futuro professor na reflexão de suas ações e decisões diante dos desafios profissionais. Conclui-se que o planejamento é uma ferramenta que pode colaborar com o professor para enxergar a realidade e necessidades de seus alunos. Com isso, pretende-se colaborar com elementos para ampliar a discussão sobre o ato de planejar como uma ação docente de compromisso com a apropriação do conhecimento pelo aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65b407c0b5c4a_26012024162800.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-26 16:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA DE ARAÚJO ANDO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "daniela.a.ando@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Planejar não se resume ao simples ato de preencher uma ficha para o controle da administração escolar, mas é uma atividade na qual o professor direciona o seu trabalho. Ainda que essa máxima faça parte das discussões na formação inicial de professores, destaca-se nesse trabalho a importância do plano de aula como uma atividade social tendo como parâmetro as realidades concretas que envolvem alunos, professores, pais e comunidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como fonte de dados foram utilizadas revistas eletrônicas e livros que abordam a temática proposta. Na primeira etapa é apresentado os conceitos e fundamentos do ato de planejar. A segunda parte aborda a discussão sobre o planejamento na prática e a postura do professor. A última parte mostra a importância do plano de aula para auxiliar o futuro professor na reflexão de suas ações e decisões diante dos desafios profissionais. Conclui-se que o planejamento é uma ferramenta que pode colaborar com o professor para enxergar a realidade e necessidades de seus alunos. Com isso, pretende-se colaborar com elementos para ampliar a discussão sobre o ato de planejar como uma ação docente de compromisso com a apropriação do conhecimento pelo aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.