O estudo de caso se configura como uma variante do método aprendizagem baseada em problemas, cujo foco está no aluno, que é o indivíduo ativo no processo de ensino e aprendizagem. O método utiliza narrativas e apresenta problemáticas que devem ser solucionadas pelos discentes e pode ser atrelada a diversas ferramentas didáticas. Neste trabalho apresenta-se um relato de experiência desenvolvidos ao longo do Projeto de Apoio às Licenciaturas da UFPB (PROLICEN), do Departamento de Química em 2022. A metodologia empregada possui caráter qualitativo, sendo utilizado duas complementares, estudo de caso e a observação participante. A vivência no projeto foi desde a elaboração do caso, planejamento da sequência didática, aplicação e avaliação no Ensino de Ciência em uma Escola Pública João Pessoa-PB, com a participação de 76 estudantes das turmas do 9° ano A e B. Inicialmente, ocorreu o acompanhamento da turma para averiguar os conteúdos abordados e suas dificuldades. Em seguida, em consonância com o plano de curso e cronograma das turmas, foram selecionados os conteúdos programáticos, sendo estes polímeros, gravitação e sistema solar. Diante disso, foi escolhido o caso “saco é um saco” e elaborado um novo caso “tenho calor para todo mundo”, ambos adaptados para o formato em quadrinho e trazendo para discussão as questões ambientais associadas aos temas. Para desenvolvimento da sequência didática, utilizou-se slides, vídeos, questionários e ferramentas complementares como: produção de cartazes, cruzadinha e experimento. Percebeu-se durante as atividades uma maior participação dos alunos e postura ativa, de forma que os conhecimentos científicos foram ensinados de uma forma contextualizada e lúdica. As atividades incentivaram a busca pela resolução dos problemas, os licenciandos atuaram como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, ocorrendo o desenvolvimento da concepção crítica e atenção para aspectos relacionados a sustentabilidade e meio ambiente.