O artigo retrata as relações étnico raciais no contexto escolar dos anos iniciais no Ensino Fundamental e traz uma discussão que tenta viabilizar a desconstrução do racismo no ambiente escolar e nas relações sociais dos sujeitos. O racismo está enraizado nas estruturas da sociedade brasileira e está presente em todos os lugares, inclusive na escola. Desse modo, os estudantes dos anos iniciais podem reproduzir o racismo de modo explícito ou implícito, portanto, entende-se que essas relações devem ser trabalhadas dentro da sala de aula por meio de ações pedagógicas significativas para os sujeitos, incluindo-se também a comunidade familiar. Quanto aos aspectos metodológicos, escolhemos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa por se adequar melhor ao objeto de estudo, subsidiados em referenciais como: SILVA (2014), WILLIAM (2019), BENTO (2022), RIBEIRO (2019). Levantamos questões pertinentes para também compreender como e porque o racismo ainda está tão presente nas escolas e assim perceber quais são os desafios de se trabalhar essa temática dentro das salas de aula dos anos iniciais. As crianças chegam à escola já com uma formação familiar que é carregada de crenças, valores, vivências e experiências, aspectos que devem ser considerados no momento da mediação pedagógica na relação com o outro em contextos escolares. Dessa forma, se faz necessário que professores e professoras em seu processo formativo possam aprender saberes teóricos/práticos que os permitam identificar situações de conflitos, violência e agressividade física no cotidiano escolar, propiciando uma educação de acolhimento e respeito as diferenças e assim possam solucionar desafios relacionados e viabilizar possíveis soluções no cotidiano escolar sobre a temática abordada.