Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE FÍSICA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS – IFAM/CAMPUS HUMAITÁ

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A aprendizagem significativa é um tema importante no campo da educação, especialmente em física. É deveras importante que os alunos entendam e compreendam os conceitos físicos para ter sucesso na disciplina. O objetivo deste trabalho foi explorar a aprendizagem significativa em física baseada no teste diagnóstico para constatar a existência ou não de subsunçores, o mesmo foi aplicado para alunos dos primeiros anos do IFAM/Campus Humaitá. A física é uma disciplina desafiadora que requer uma compreensão sólida dos conceitos fundamentais. Infelizmente, muitos alunos enfrentam dificuldades em aprender física, o que pode afetar seu desempenho acadêmico. A aprendizagem significativa é uma abordagem que pode ajudar a superar essas dificuldades, permitindo que os alunos aprendam a partir de seus próprios conhecimentos prévios e experiências. Com essa investigação buscamos: avaliar o nível de conhecimento prévio dos alunos em física; a relação entre o conhecimento prévio dos alunos e seu desempenho no teste diagnóstico; investigar se a aprendizagem significativa pode ser promovida por meio da resolução de problemas baseados no conhecimento prévio dos alunos. A combinação do teste diagnóstico e das entrevistas individuais permitiu uma abordagem abrangente para avaliar a aprendizagem significativa. A análise dos resultados do teste e das entrevistas forneceu insights valiosos sobre como os alunos aplicaram seus conhecimentos prévios e como a resolução de problemas baseada no conhecimento prévio pode promover a aprendizagem significativa em física. No entanto, é importante notar que os resultados deste estudo são limitados a um grupo específico de alunos em um contexto específico. Portanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar a aplicação dessa metodologia em outros contextos e com diferentes grupos de alunos. Além disso, mais pesquisas são necessárias para explorar como as atividades de resolução de problemas baseadas no conhecimento prévio podem ser adaptadas para diferentes níveis de ensino e para diferentes disciplinas em física.

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