Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE O PERFIL SOCIOECONÔMICO DE ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No Brasil, o Ensino Superior é geralmente oferecido por universidades, centros universitários, faculdades e institutos federais, sendo eles de natureza pública ou privada. O Ensino Superior pode ser oferecido no formato presencial, semipresencial e EAD, ficando a critério de cada instituição. O objetivo do presente artigo é mapear as produções acadêmicas e identificar aspectos relacionados ao ingresso de alunos no ensino superior. A metodologia usada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, baseada no método de caráter qualitativo. Para isso, realizamos o mapeamento de produções acadêmicas na plataforma CAPES Periódicos a partir do descritor “Perfil socioeconômico de alunos ingressantes no Ensino Superior”. Foram identificados 08 trabalhos, todos caracterizados como artigo científico. Os resultados mostram que os ingressantes do Ensino Superior em sua maioria são jovens, provenientes tanto de escolas municipais/estaduais como federais, os estudantes de escolas públicas são os que mais apresentam perfil socioeconômico baixo, e com isso são contemplados com bolsas universitárias como uma ajuda de custo para permanência na universidade. Importante destacar que alguns trabalhos apresentam políticas e programas que contribuem como facilitadores para o ingresso na instituição superior como o Programa Universidade para Todos (PROUNI), Sistema de Seleção Unificada (SISU), as Políticas de Ações Afirmativas (Lei de Cotas) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), como também alguns projetos que auxiliam para a permanência dos universitários, visto que é um período em que muitos universitários se deslocam para outras cidades ou estados, e com isso a demanda financeira é maior.

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