A presente pesquisa tem como objetivo central explorar e desenvolver a compreensão de mapas por parte dos alunos que compõem três das cinco turmas de 6º anos A, D e E da Escola Municipal Profª Maria Alexandrina Sampaio. Partindo do pressuposto que, nos dias atuais, existem representações cartográficas para expor e abordar diversas áreas do conhecimento e da vida cotidiana, logo surge a necessidade de fazer com que os alunos das turmas acimas mencionadas estejam aptos a interpretar mapas para assim obter uma melhor interpretação do meio em que estão inseridos, bem como a inserção dos mesmos como protagonistas de tal contexto social. A metodologia aplicada para a construção deste trabalho está pautada na observação da pesquisadora enquanto estagiária da rede de ensino municipal de Natal/RN, assim como sua intervenção participativa em prol da exploração e desenvolvimento das práticas relacionadas à leitura de produções cartográficas por parte dos estudantes. Dessa forma, entende-se que esta pesquisa é válida para o campo da educação, pois dispõe de uma prática na educação cartográfica com um extenso potencial gerador de possíveis mudanças quanto ao ponto de vista da compreensão e inserção dos alunos sobre a realidade social em que os os alunos envolvidos na intervenção estão inseridos.