Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSO IMAGÉTICO PARA O ESTUDO DE ISAAC NEWTON EM UMA SALA INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98953
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5678
    "inscrito_id" => 20464
    "titulo" => "RECURSO IMAGÉTICO PARA O ESTUDO DE ISAAC NEWTON EM UMA SALA INCLUSIVA"
    "resumo" => "O estudo da história e filosofia da ciência possibilita uma melhor compreensão dos conceitos e da evolução científica, contribuindo para que a ciência seja percebida de forma coerente, deslocando-se concepções fragmentadas do conhecimento ou a crença da verdade absoluta. A contextualização histórica, política, econômica e cultural é fundamental para compreendermos os fatos ocorridos na construção de algum produto científico, demonstrando que a construção do conhecimento científico não é um processo estanque e linear, além de não ser a-histórico e individual. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de recurso imagético para a contextualização histórica sobre Isaac Newton em uma sala inclusiva contendo alunos surdos e ouvintes. O recurso foi produzido pela seleção de imagens representativas sobre o tema em estudo e conta, também, com textos de apoio para auxiliar o professor que pretende aplicá-lo. Pretende-se, com a implementação da proposta, tornar a aula mais atrativa para o aluno surdo, além de motivar todos os educandos a compreenderem a dinamicidade da construção científica. Além disso, a proposta humaniza o ensino de física e contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, sejam eles surdos ou ouvintes. No entanto, reforça-se que ela também depende do planejamento e preparo do professor; da sequência de aulas; do plano didático apresentado; da relação do professor com o aluno; e, principalmente, da participação do intérprete no processo de ensino-aprendizagem e da sintonia intérprete-professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20464_TB5678_11072023180407.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍLIAN AMARAL DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LÍLIAN"
    "autor_email" => "lilian.carvalho@ifmg.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98953
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5678
    "inscrito_id" => 20464
    "titulo" => "RECURSO IMAGÉTICO PARA O ESTUDO DE ISAAC NEWTON EM UMA SALA INCLUSIVA"
    "resumo" => "O estudo da história e filosofia da ciência possibilita uma melhor compreensão dos conceitos e da evolução científica, contribuindo para que a ciência seja percebida de forma coerente, deslocando-se concepções fragmentadas do conhecimento ou a crença da verdade absoluta. A contextualização histórica, política, econômica e cultural é fundamental para compreendermos os fatos ocorridos na construção de algum produto científico, demonstrando que a construção do conhecimento científico não é um processo estanque e linear, além de não ser a-histórico e individual. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de recurso imagético para a contextualização histórica sobre Isaac Newton em uma sala inclusiva contendo alunos surdos e ouvintes. O recurso foi produzido pela seleção de imagens representativas sobre o tema em estudo e conta, também, com textos de apoio para auxiliar o professor que pretende aplicá-lo. Pretende-se, com a implementação da proposta, tornar a aula mais atrativa para o aluno surdo, além de motivar todos os educandos a compreenderem a dinamicidade da construção científica. Além disso, a proposta humaniza o ensino de física e contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, sejam eles surdos ou ouvintes. No entanto, reforça-se que ela também depende do planejamento e preparo do professor; da sequência de aulas; do plano didático apresentado; da relação do professor com o aluno; e, principalmente, da participação do intérprete no processo de ensino-aprendizagem e da sintonia intérprete-professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20464_TB5678_11072023180407.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍLIAN AMARAL DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LÍLIAN"
    "autor_email" => "lilian.carvalho@ifmg.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estudo da história e filosofia da ciência possibilita uma melhor compreensão dos conceitos e da evolução científica, contribuindo para que a ciência seja percebida de forma coerente, deslocando-se concepções fragmentadas do conhecimento ou a crença da verdade absoluta. A contextualização histórica, política, econômica e cultural é fundamental para compreendermos os fatos ocorridos na construção de algum produto científico, demonstrando que a construção do conhecimento científico não é um processo estanque e linear, além de não ser a-histórico e individual. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de recurso imagético para a contextualização histórica sobre Isaac Newton em uma sala inclusiva contendo alunos surdos e ouvintes. O recurso foi produzido pela seleção de imagens representativas sobre o tema em estudo e conta, também, com textos de apoio para auxiliar o professor que pretende aplicá-lo. Pretende-se, com a implementação da proposta, tornar a aula mais atrativa para o aluno surdo, além de motivar todos os educandos a compreenderem a dinamicidade da construção científica. Além disso, a proposta humaniza o ensino de física e contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, sejam eles surdos ou ouvintes. No entanto, reforça-se que ela também depende do planejamento e preparo do professor; da sequência de aulas; do plano didático apresentado; da relação do professor com o aluno; e, principalmente, da participação do intérprete no processo de ensino-aprendizagem e da sintonia intérprete-professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.