O estudo da história e filosofia da ciência possibilita uma melhor compreensão dos conceitos e da evolução científica, contribuindo para que a ciência seja percebida de forma coerente, deslocando-se concepções fragmentadas do conhecimento ou a crença da verdade absoluta. A contextualização histórica, política, econômica e cultural é fundamental para compreendermos os fatos ocorridos na construção de algum produto científico, demonstrando que a construção do conhecimento científico não é um processo estanque e linear, além de não ser a-histórico e individual. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de recurso imagético para a contextualização histórica sobre Isaac Newton em uma sala inclusiva contendo alunos surdos e ouvintes. O recurso foi produzido pela seleção de imagens representativas sobre o tema em estudo e conta, também, com textos de apoio para auxiliar o professor que pretende aplicá-lo. Pretende-se, com a implementação da proposta, tornar a aula mais atrativa para o aluno surdo, além de motivar todos os educandos a compreenderem a dinamicidade da construção científica. Além disso, a proposta humaniza o ensino de física e contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, sejam eles surdos ou ouvintes. No entanto, reforça-se que ela também depende do planejamento e preparo do professor; da sequência de aulas; do plano didático apresentado; da relação do professor com o aluno; e, principalmente, da participação do intérprete no processo de ensino-aprendizagem e da sintonia intérprete-professor.