NASCIMENTO, Danniele Silva Do. Disgrafia e disortografia: um estado da arte. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100613>. Acesso em: 08/11/2024 04:15
O presente artigo tem como objetivo apresentar em linhas gerais a problemática da Disgrafia e da Disortografia e fazer um levantamento dos artigos e pesquisas – monografias, dissertações e teses – que versam sobre estes déficits, elaborando um panorama geral das discussões em torno deles. A disgrafia e disortografia são transtornos de escrita e se apresentam em crianças com capacidades intelectuais típicas ou atípicas. É possível constatar que tais comorbidades, embora muito presentes em contexto escolar, são pouco abordadas em âmbito acadêmico, principalmente se compararmos os estudos voltados a elas com os estudos referentes à dislexia, por exemplo, que é uma deficiência de natureza sensorial semelhante. Para sistematizar este estudo, selecionamos 16 estudos, publicados nos últimos 17 anos e aplicamos uma metodologia qualitativo-interpretativista, em que discutimos a bibliografia e procuramos analisar a relevância e a contribuição dessas pesquisas para a nossa futura investigação.