A Educação no Campo propõe um modelo que dialogue com as identidades, realidade do espaço geográfico e cultura dos sujeitos que acessam a escola, essa situação está também vinculada com uma visão ainda muito voltada para o meio urbano, que ainda vê o homem do campo como um sujeito não pensante e que impõe o modelo urbano ao campo. Assim, esse estudo objetiva , por meio de uma sequência didática, despertar nos estudantes a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, promover ações para combater os focos de dengue na escola e na comunidade e intervir no cotidiano escolar e na comunidade Cajaíba, município de Teresina, capital do estado do Piauí, utilizando os recursos de educação ambiental como instrumento pedagógico, a fim de trabalhar práticas educativas que proporcionem aos alunos, professores, pais e comunidade conhecimentos que sejam utilizados no cotidiano escolar e espaço de vivência dos sujeitos envolvidos na preservação da natureza. Quanto a metodologia, utilizamos uma abordagem qualitativa, através de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de atividades desenvolvida com estudantes do ensino fundamental I, objetivando a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, promover ações para combater os focos de dengue na escola e na comunidade e intervir no cotidiano escolar e na comunidade Cajaíba, em Teresina/PI. Desse modo, destacamos que a coleta seletiva de lixo é de suma importância para o combate de doenças e cuidados com o meio ambiente e por meio da socialização das atividades realizadas pelos alunos, enaltecemos essa conscientização através de atividades educativas desenvolvidas no ambiente escolar que terá seus reflexos na comunidade e sociedade.