Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: COLETA SELETIVA DE LIXO E O COMBATE À DENGUE EM UMA ESCOLA NO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100446
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7661
    "inscrito_id" => 3710
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: COLETA SELETIVA DE LIXO E O COMBATE À DENGUE EM UMA ESCOLA NO CAMPO"
    "resumo" => "A Educação no Campo propõe um modelo que dialogue com as identidades, realidade do espaço geográfico e cultura dos sujeitos que acessam a escola, essa situação está também vinculada com uma visão ainda muito voltada para o meio urbano, que ainda vê o homem do campo como um sujeito não pensante e que impõe o modelo urbano ao campo. Assim, esse estudo objetiva , por meio de uma sequência didática, despertar nos estudantes a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, promover ações para combater os focos de dengue na escola e na comunidade e intervir no cotidiano escolar e na comunidade Cajaíba, município de Teresina, capital do estado do Piauí, utilizando os recursos de educação ambiental como instrumento pedagógico, a fim de trabalhar práticas educativas que proporcionem aos alunos, professores, pais e comunidade conhecimentos que sejam utilizados no cotidiano escolar e espaço de vivência dos sujeitos envolvidos na preservação da natureza. Quanto a metodologia, utilizamos uma abordagem qualitativa, através de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de atividades desenvolvida com estudantes do ensino fundamental I, objetivando a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, promover ações para combater os focos de dengue na escola e na comunidade e intervir no cotidiano escolar e na comunidade Cajaíba, em Teresina/PI. Desse modo, destacamos que a coleta seletiva de lixo é de suma importância para o combate de doenças e cuidados com o meio ambiente e por meio da socialização das atividades realizadas pelos alunos, enaltecemos essa conscientização através de atividades educativas desenvolvidas no ambiente escolar que terá seus reflexos na comunidade e sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3710_TB7661_20112023213112.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA MARTINS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana05_martins@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100446
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7661
    "inscrito_id" => 3710
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: COLETA SELETIVA DE LIXO E O COMBATE À DENGUE EM UMA ESCOLA NO CAMPO"
    "resumo" => "A Educação no Campo propõe um modelo que dialogue com as identidades, realidade do espaço geográfico e cultura dos sujeitos que acessam a escola, essa situação está também vinculada com uma visão ainda muito voltada para o meio urbano, que ainda vê o homem do campo como um sujeito não pensante e que impõe o modelo urbano ao campo. Assim, esse estudo objetiva , por meio de uma sequência didática, despertar nos estudantes a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, promover ações para combater os focos de dengue na escola e na comunidade e intervir no cotidiano escolar e na comunidade Cajaíba, município de Teresina, capital do estado do Piauí, utilizando os recursos de educação ambiental como instrumento pedagógico, a fim de trabalhar práticas educativas que proporcionem aos alunos, professores, pais e comunidade conhecimentos que sejam utilizados no cotidiano escolar e espaço de vivência dos sujeitos envolvidos na preservação da natureza. Quanto a metodologia, utilizamos uma abordagem qualitativa, através de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de atividades desenvolvida com estudantes do ensino fundamental I, objetivando a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, promover ações para combater os focos de dengue na escola e na comunidade e intervir no cotidiano escolar e na comunidade Cajaíba, em Teresina/PI. Desse modo, destacamos que a coleta seletiva de lixo é de suma importância para o combate de doenças e cuidados com o meio ambiente e por meio da socialização das atividades realizadas pelos alunos, enaltecemos essa conscientização através de atividades educativas desenvolvidas no ambiente escolar que terá seus reflexos na comunidade e sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3710_TB7661_20112023213112.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA MARTINS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana05_martins@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação no Campo propõe um modelo que dialogue com as identidades, realidade do espaço geográfico e cultura dos sujeitos que acessam a escola, essa situação está também vinculada com uma visão ainda muito voltada para o meio urbano, que ainda vê o homem do campo como um sujeito não pensante e que impõe o modelo urbano ao campo. Assim, esse estudo objetiva , por meio de uma sequência didática, despertar nos estudantes a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, promover ações para combater os focos de dengue na escola e na comunidade e intervir no cotidiano escolar e na comunidade Cajaíba, município de Teresina, capital do estado do Piauí, utilizando os recursos de educação ambiental como instrumento pedagógico, a fim de trabalhar práticas educativas que proporcionem aos alunos, professores, pais e comunidade conhecimentos que sejam utilizados no cotidiano escolar e espaço de vivência dos sujeitos envolvidos na preservação da natureza. Quanto a metodologia, utilizamos uma abordagem qualitativa, através de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de atividades desenvolvida com estudantes do ensino fundamental I, objetivando a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, promover ações para combater os focos de dengue na escola e na comunidade e intervir no cotidiano escolar e na comunidade Cajaíba, em Teresina/PI. Desse modo, destacamos que a coleta seletiva de lixo é de suma importância para o combate de doenças e cuidados com o meio ambiente e por meio da socialização das atividades realizadas pelos alunos, enaltecemos essa conscientização através de atividades educativas desenvolvidas no ambiente escolar que terá seus reflexos na comunidade e sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.