As contações de histórias interligadas ao contexto sócio-cultural e ambiental dos educandos, proporcionam um ambiente favorável para a aprendizagem, uma vez que os aproximam do conhecimento, a partir de cenários ligados à sua construção individual e cultural. Portanto, a presente proposta tem por objetivo compreender as potencialidades da contação de histórias contextualizadas à Educação Matemática e Educação Ambiental. Tendo por referencial teórico-metodológico as produções de Abramovich (1991), Maluf (2012), Santos (2000), Grando (2000) e Machado (2014), dentre outros. A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, alcançou o seu objetivo a partir de uma revisão bibliográfica, a qual também subsidiou a produção de um livro interativo através da Plataforma Book Creator. Esse material foi produzido por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras. A experiência foi desenvolvida, a partir de uma proposta interdisciplinar ligada às disciplinas de Laboratório de Ensino da Matemática e Educação Ambiental, sendo trabalhada posteiormente em atividades vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP) do campus supracitado. Em decorrência das discussões acerca da utilização do livro interativo, houve trocas de saberes entre os participantes sobre as potencialidades em torno das contação de história, o que corroborou para vislumbrar as multiplicidades desse recurso no contexto da Educação Matemática interligada às questões ambientais. Isto se dá em virtude de suas relações com as tradições dos envolvidos, pois as fábulas que obtêm carga cultural para os educandos favorece significativamente a aprendizagem. Ademais, inferimos que a utilização do recurso potencializa a assimilação do conhecimento, proporcionando experiências por meio do contato simbólico da leitura e com a contação de história. Podendo ser considerado lúdico, proporcionando o uso da imaginação, criatividade e socialização durante o processo de ensino e aprendizagem.