Essa pesquisa tem por objetivo contribuir com os estudos que ampliam as discussões das políticas públicas brasileiras e o financiamento em educação e somar esforços junto aos das várias campanhas, movimentos e grupos de estudos que atuam na defesa do direito público e subjetivo a educação, analisando indicadores como o acesso, a permanência e a qualidade. O acesso à educação é um direito fundamental presente em vários marcos legais ao redor do mundo e no Brasil é assegurado através da Constituição Federal que rege nos princípios do seu artigo 206, a igualdade de condições para o acesso e permanência do estudante na escola. O texto propõe a discussão de que a garantia do acesso à escola é indispensável e deve ser estabelecido, mas que se faz necessário entender que acessá-la por si só não garante a permanência do aluno no sistema escolar, assim, para além dos quantitativos que modelam os cenários escolares, temos que refletir a o financiamento da educação a partir destes dados e entendê-lo como elemento estruturante para a organização e o funcionamento das políticas públicas educacionais e para materialização do direito à educação pública de qualidade para todos. Para a produção desta proposta, optou-se como metodologia de pesquisa a utilização da revisão de literatura para discutir políticas públicas e financiamento em educação e os conceitos de acesso, permanência e qualidade no ensino, assim como, análise de dados a partir das taxas de aprovação, reprovação e abandono, tendo com lócus a rede de ensino municipal de Itacoatiara no Amazonas, que é objeto de interesse e parte introdutória da pesquisa no âmbito do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, da Universidade Federal do Amazonas.