Este trabalho é um recorte de uma tese em desenvolvimento que analisa a abordagem sobre HIV/AIDS nos livros didáticos de Ciências destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é uma modalidade educacional voltada para aqueles que não tiveram acesso à educação formal na idade dita apropriada. Considerando a importância da educação para a sexualidade e a relevância do tema HIV/AIDS, o estudo tem como objetivo investigar como esses livros didáticos abordam a temática, buscando identificar possíveis deslocamentos no ensino sobre o assunto. A pesquisa baseia-se em uma análise qualitativa dos livros didáticos nos anos de 2011 a 2014. Com o aporte de referenciais teóricos dos estudos de gênero e sexualidade articulados às teorizações foucaultianas e da história cultural, nos voltamos para o campo educacional para pensar a Educação em Ciências e Saúde e assim, neste artigo, pretendemos problematizar sobre alguns aspectos que poderão estar presentes nos livros, como a presença de informações atualizadas sobre HIV/AIDS, a abordagem adequada ao público da EJA e a promoção de atitudes não discriminatórias e de respeito à diversidade. Espera-se que o estudo contribua para a compreensão do contexto de ensino sobre HIV/AIDS na EJA e forneça subsídios para aprimorar a abordagem dessa temática nos livros didáticos utilizados nessa modalidade de ensino ou como reflexão para práticas docentes na EJA. Além disso, espera-se que os resultados possam auxiliar professores, gestores educacionais e elaboradores de materiais didáticos a desenvolver estratégias mais efetivas para uma educação que se proponha e ensinar tópicos sobre sexualidade na EJA, promovendo a conscientização, a prevenção e o combate ao estigma associado ao HIV/AIDS. Dessa forma, a pesquisa em andamento tem o potencial de contribuir para a melhoria no debate sobre sexualidade na EJA, bem como, a redução das vulnerabilidades relacionadas ao HIV/AIDS.