O presente trabalho tem como objetivo apresentar a percepção dos estudantes do curso de Pedagogia na inserção no Programa da Residência Pedagógica (RP) no eixo de Alfabetização e Letramento, a partir da experiência na Escola-Campo. O campo onde se realiza as intervenções dos residentes e do acompanhamento é na Escola Municipal Engenho do Meio, localizada na Zona Oeste do Recife, em uma turma de 3° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No contexto em questão, a RP trabalha sua formação e prática a partir da perspectiva do Alfabetizar Letrando de Magda Soares, tendo em vista o processo de ensino e aprendizagem envolvendo consideravelmente os sujeitos participantes (Professora-preceptora, discentes, orientadoras e estudantes da rede). Além disso, apresentar as contribuições do projeto para a formação dos discentes do curso de pedagogia e aprimoramento da prática docente dos professores da prefeitura do Recife. Vale ressaltar que o projeto também beneficia os estudantes do ciclo de alfabetização da rede municipal, uma vez que, ao atuar diretamente dentro de sala de aula, os residentes em conjunto com o professor preceptor, conseguem potencializar o processo de Alfabetização a partir de ações significativas e metodologias assertivas, levando em consideração a heterogeneidade da turma e necessidades de cada estudante. Dessa forma, será discutido a importância das contribuições do programa nesse espaço escolar e na inserção do programa na formação inicial dos graduandos de pedagogia acerca da sala de aula alfabetizadora.