Este trabalho foi desenvolvido como parte da disciplina de Argumentação no mestrado do PPGECM da UFPE, com o objetivo de construir uma Estratégia Potencialmente Argumentativa (EPA) para ser aplicada em uma sala de aula do ensino básico no estado de Pernambuco. A proposta do trabalho está centrada na argumentação em sala de aula, utilizando uma sequência didática com estratégias potencialmente argumentativas para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, no município de Serra Talhada, com estudantes entre 14 e 18 anos. A intenção é estimular a discussão e a construção de argumentos pelos estudantes, visando aprimorar a aprendizagem. A pesquisa busca fomentar a reflexão sobre a importância da argumentação no dia a dia dos estudantes, como ferramenta para a construção da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades argumentativas no Ensino Básico. A sequência aplicada permite analisar se houve uma construção dos posicionamentos dos estudantes durante as discussões e atividades realizadas ao longo do dia, além de estimular a discussão sobre o assunto e perceber os movimentos argumentativos, como ponto de vista, contra-argumento e resposta (LEITÃO, 2013). Compreendemos que a argumentação em sala de aula é um campo fecundo para a construção da aprendizagem e, por isso, a pesquisa visa compreender se os estudantes foram capazes de construir seus posicionamentos durante as discussões e atividades realizadas (em apenas um dia de aula). Neste trabalho também abordaremos sobre a importância da argumentação na construção da aprendizagem e reflexão, a partir de um tema controverso proposto pelo professor para um debate interdisciplinar com seus estudantes.