Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99619
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6543
    "inscrito_id" => 20248
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Resumo simples que trata do recorte do capitulo da Tese de Doutorado 2020, da autora, com o Titulo “Metodologias Ativas na Educação Infantil”, numa análise bibliográfica e de pesquisa de campo na escola de educação infantil Cmei Judith Maria Brasil da Rocha no município de Camaragibe/PE. Destaca-se nessa escola, o tipo de educação em que as crianças de o a 5 anos são estimuladas a desenvolver suas capacidades cognitivas, afetivas, motoras e sociais, através de atividades lúdicas de socialização, interação, brincadeiras, de acesso à leitura, de noções básicas de matemática, natureza e cultura, para garantir o desenvolvimento integral destas. O professor utiliza de práticas metodológicas ativas, que possam contribuir para o desenvolvimento da autonomia das crianças, realizando uma aprendizagem significativa, colocando a criança como protagonista do seu conhecimento. As Metodologias Ativas contribuem, de forma eficiente, no processo ensino aprendizagem desde a Primeira Infância, pois tem a criança como centro do processo ativo e autônomo e o professor mero mediador e facilitador da aprendizagem. Percebemos que as crianças possuem potencial para realizar questionamentos, não só para os professores na sala de aula, mas também aos seus pais, no ambiente familiar, em busca de explicações sobre curiosidades observadas no seu dia a dia, desenvolvendo seu próprio conhecimento, através da realização do Projeto Leitura em Família antes e durante o distanciamento social, onde as crianças da unidade realizavam as atividades com a família orientadas pelas professoras e as crianças apresentavam através do WhatsApp (utilizando de uma metodologia ativa de sala de aula invertida na educação infantil)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20248_TB6543_20062023201947.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA XAVIER DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anaxavier15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99619
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6543
    "inscrito_id" => 20248
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Resumo simples que trata do recorte do capitulo da Tese de Doutorado 2020, da autora, com o Titulo “Metodologias Ativas na Educação Infantil”, numa análise bibliográfica e de pesquisa de campo na escola de educação infantil Cmei Judith Maria Brasil da Rocha no município de Camaragibe/PE. Destaca-se nessa escola, o tipo de educação em que as crianças de o a 5 anos são estimuladas a desenvolver suas capacidades cognitivas, afetivas, motoras e sociais, através de atividades lúdicas de socialização, interação, brincadeiras, de acesso à leitura, de noções básicas de matemática, natureza e cultura, para garantir o desenvolvimento integral destas. O professor utiliza de práticas metodológicas ativas, que possam contribuir para o desenvolvimento da autonomia das crianças, realizando uma aprendizagem significativa, colocando a criança como protagonista do seu conhecimento. As Metodologias Ativas contribuem, de forma eficiente, no processo ensino aprendizagem desde a Primeira Infância, pois tem a criança como centro do processo ativo e autônomo e o professor mero mediador e facilitador da aprendizagem. Percebemos que as crianças possuem potencial para realizar questionamentos, não só para os professores na sala de aula, mas também aos seus pais, no ambiente familiar, em busca de explicações sobre curiosidades observadas no seu dia a dia, desenvolvendo seu próprio conhecimento, através da realização do Projeto Leitura em Família antes e durante o distanciamento social, onde as crianças da unidade realizavam as atividades com a família orientadas pelas professoras e as crianças apresentavam através do WhatsApp (utilizando de uma metodologia ativa de sala de aula invertida na educação infantil)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20248_TB6543_20062023201947.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA XAVIER DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anaxavier15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Resumo simples que trata do recorte do capitulo da Tese de Doutorado 2020, da autora, com o Titulo “Metodologias Ativas na Educação Infantil”, numa análise bibliográfica e de pesquisa de campo na escola de educação infantil Cmei Judith Maria Brasil da Rocha no município de Camaragibe/PE. Destaca-se nessa escola, o tipo de educação em que as crianças de o a 5 anos são estimuladas a desenvolver suas capacidades cognitivas, afetivas, motoras e sociais, através de atividades lúdicas de socialização, interação, brincadeiras, de acesso à leitura, de noções básicas de matemática, natureza e cultura, para garantir o desenvolvimento integral destas. O professor utiliza de práticas metodológicas ativas, que possam contribuir para o desenvolvimento da autonomia das crianças, realizando uma aprendizagem significativa, colocando a criança como protagonista do seu conhecimento. As Metodologias Ativas contribuem, de forma eficiente, no processo ensino aprendizagem desde a Primeira Infância, pois tem a criança como centro do processo ativo e autônomo e o professor mero mediador e facilitador da aprendizagem. Percebemos que as crianças possuem potencial para realizar questionamentos, não só para os professores na sala de aula, mas também aos seus pais, no ambiente familiar, em busca de explicações sobre curiosidades observadas no seu dia a dia, desenvolvendo seu próprio conhecimento, através da realização do Projeto Leitura em Família antes e durante o distanciamento social, onde as crianças da unidade realizavam as atividades com a família orientadas pelas professoras e as crianças apresentavam através do WhatsApp (utilizando de uma metodologia ativa de sala de aula invertida na educação infantil).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.