SILVA, Ana Cláudia Xavier Da et al.. Metodologias ativas na educação infantil. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99619>. Acesso em: 08/11/2024 03:20
Resumo simples que trata do recorte do capitulo da Tese de Doutorado 2020, da autora, com o Titulo “Metodologias Ativas na Educação Infantil”, numa análise bibliográfica e de pesquisa de campo na escola de educação infantil Cmei Judith Maria Brasil da Rocha no município de Camaragibe/PE. Destaca-se nessa escola, o tipo de educação em que as crianças de o a 5 anos são estimuladas a desenvolver suas capacidades cognitivas, afetivas, motoras e sociais, através de atividades lúdicas de socialização, interação, brincadeiras, de acesso à leitura, de noções básicas de matemática, natureza e cultura, para garantir o desenvolvimento integral destas. O professor utiliza de práticas metodológicas ativas, que possam contribuir para o desenvolvimento da autonomia das crianças, realizando uma aprendizagem significativa, colocando a criança como protagonista do seu conhecimento. As Metodologias Ativas contribuem, de forma eficiente, no processo ensino aprendizagem desde a Primeira Infância, pois tem a criança como centro do processo ativo e autônomo e o professor mero mediador e facilitador da aprendizagem. Percebemos que as crianças possuem potencial para realizar questionamentos, não só para os professores na sala de aula, mas também aos seus pais, no ambiente familiar, em busca de explicações sobre curiosidades observadas no seu dia a dia, desenvolvendo seu próprio conhecimento, através da realização do Projeto Leitura em Família antes e durante o distanciamento social, onde as crianças da unidade realizavam as atividades com a família orientadas pelas professoras e as crianças apresentavam através do WhatsApp (utilizando de uma metodologia ativa de sala de aula invertida na educação infantil).