O presente artigo é uma revisão sistemática que tem como propósito trazer à tona as discussões de como a psicomotricidade pode contribuir no desenvolvimento de crianças com T21. A Síndrome de Down (SD) é uma patologia genética, e vai ocorrer a trissomia do cromossomo 21, sendo trissomia simples a alteração mais frequente, a criança com SD apresenta um déficit do controle postural, associada à déficit da coordenação motora e da integração sensório-motora. A possível causa é a hipotonia que se origina no sistema nervoso central assim afetando toda a musculatura e a parte ligamentar. Atualmente os trabalhos que relacionam atividades psicomotoras e a melhora no desenvolvimento de indivíduos com T21 são escassos. O presente estudo trará os principais pontos sobre a psicomotricidade, como é o desenvolvimento de crianças típicas e o como é o desenvolvimento de crianças atípicas portadoras de trissomia 21 e como pode ocorrer a aplicabilidade dos elementos psicomotores nas mais diversas ações que envolvem a aprendizagem e como é favorável ao desenvolvimento cognitivo da criança durante a educação infantil. A ludicidade pode ser realizada de formas diversificadas, partindo dessa ideia, pode-se utilizar de diversos meios para incluir e estimular essas crianças, seja em atividades ao ar livre ou fazendo o uso da dança, luta, natação e até mesmo a dramatização como forma de ajudar no desenvolvimento pessoal e socialização dos mesmos.