O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a contribuição da neurociência ao processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, tendo como objeto de estudo o aperfeiçoamento de práticas de ensino lectográficos, fatores de suma importância para a formação do cidadão contemporâneo. Considerando que os processos de alfabetização e letramento antecedem o ingresso do indivíduo à escola, é nesse ambiente que eles se sistematizam, pois são aspectos cognitivos e linguísticos distintos e simultâneos. A alfabetização consiste no processo de aquisição da escrita, desenvolvimento de habilidades necessárias para a apropriação do sistema alfabético, enquanto o letramento enfatiza os aspectos sócio históricos, as capacidades de uso da escrita voltadas para as práticas sociais, ler e escrever para atingir objetivos específicos de comunicação, compreendendo que alfabetização e letramento devem ocorrer de forma indissociável e simultânea, nas práticas educativas que fomentem a construção do conhecimento. Ao dialogar com a neurociência, o educador dispõe de condições favoráveis que colaboram com a qualidade da alfabetização, uma vez que reconhecendo o funcionamento do sistema nervoso central, compreende conceitos cruciais aos processos de alfabetização, como: consciência fonológica, desenvolvimento psicogenético, processos neurobiológicos da leitura, dispondo de recursos para ser um potencializador de inteligências. Dessa maneira o estudo classifica-se em uma pesquisa qualitativa e dialética, por meio de uma revisão bibliográfica sustentada por alguns autores como: Soares (2020); Relvas (2017); Consenza e Guerra (2011).