Historicamente o processo de desmatamento vem trazendo sérios problemas ambientais e as instituições de ensino podem contribuir para a sensibilização da comunidade escolar quanto ao compromisso e ao cuidado com o uso sustentável dos recursos naturais. Neste sentido, para discutir essa problemática com a sociedade, este trabalho tem o objetivo de socializar as experiências associadas a formação cidadã e cuidados com o meio ambiente, em uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Palmares, Mata Sul de Pernambuco. Assim, o plantio do Ipê rosa (Handroanthus heptaphyllus), vegetação nativa do bioma da mata atlântica, tem possibilitado associá-lo à pesquisas envolvendo aulas de campo, atividades práticas no laboratório de ciências e no laboratório de artes. Visto que além de apresentar propriedades farmacológicas, tais como: ação anti-inflamatória, antimicrobiana, analgésica e antibiótica, também é utilizado na produção de móveis, paisagismos de vias urbanas. Além da sua importância artística, literária, cultural, tem possibilitado uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos de forma contextualizada, onde os estudantes puderam fazer a releitura desta planta de diversas formas, aflorando as aptidões artísticas de forma bem criativa. Desta forma, a escola tem instigado reflexões importantes a partir de ações sustentáveis, considerando a utilização harmônica dos recursos naturais associada vida no planeta.