A literatura encontra-se cada vez mais distante da procura de aproximação do leitor ao texto em si, o mesmo está geralmente em segundo plano vinculado a conteúdos, atividades que envolvem gramática, ortografia, discurso, menos o primordial, a formação cultural do leitor. O seguinte trabalho visa analisar a introdução das histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa no ensino médio turmas do 2° e 3° ano, do Centro de Educação Quilombola Rosemary Medeiros Muniz da Silva, instituição pública pertencente a esfera estatual, localizada no quilombo Tingidor no município de Itapecuru-Mirim, no estado do Maranhão, por meio da relação entre a obra original e a adaptação, com o objetivo de formar e ampliar o desenvolvimento dos jovens leitores. Bem como, apresentar e difundir os Clássicos da Literatura Brasileira durante as aulas. O educador tem a possibilidade de enriquecer as suas aulas e despertar o interesse dos alunos para as grandes obras da literatura brasileira partindo de um texto menos denso, muito vinculado a imprensa, e a indústria de entretenimento, que são as histórias em quadrinhos. A partir da adaptação da obra “O Mulato”, de Aluísio Azevedo, adaptado pelo roteirista Iramir Araújo com ilustrações de Ronilson Freire, são apresentados elementos que conduzem a uma grande observação e análise entre a obra original e adaptação, determinando as dificuldades encontradas pelos alunos, assim como os professores.