A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99066 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5827 "inscrito_id" => 4037 "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE" "resumo" => "A formação inicial de professores é prioridade da educação brasileira desde o início do século XXI, haja vista como sendo o momento crucial na vida do futuro docente para a construção do conhecimento e alinhamento entre teoria e prática. Este artigo tem como objetivo apresentar a contribuição e a experiência do Programa Residência Pedagógica (PRP) na Escola Família Agrícola do Soinho em Teresina-PI. O programa visa preparar os licenciandos (residentes) para a experiência em sala de aula a partir das vivências obtidas durante a residência sob orientação do professor preceptor. O presente trabalho traz a importância do PRP e sua viabilidade como alternativa ao estágio obrigatório dos cursos de licenciatura e apresenta as metodologias utilizadas em sala para uma construção significativa do conhecimento, além de trabalhar a aproximação entre universidade e escola do campo. Mediante os relatos apresentados conclui-se que o programa oportunizou além das vivências com a sala de aula e disciplinas ministradas, a identificação do currículo e impacto positivo gerado pelos diversos instrumentos pedagógicos ofertados pela escola, em virtude da carga horária expandida que permite aos residentes dedicação e disponibilidade para atuar na utilização dos instrumentos junto aos professores e monitores com os alunos identificando seus benefícios, algo não encontrado em escolas de ensino regular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4037_TB5827_04102023115626.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR DE ANDRADE SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO VITOR" "autor_email" => "vitorandradepi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99066 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5827 "inscrito_id" => 4037 "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE" "resumo" => "A formação inicial de professores é prioridade da educação brasileira desde o início do século XXI, haja vista como sendo o momento crucial na vida do futuro docente para a construção do conhecimento e alinhamento entre teoria e prática. Este artigo tem como objetivo apresentar a contribuição e a experiência do Programa Residência Pedagógica (PRP) na Escola Família Agrícola do Soinho em Teresina-PI. O programa visa preparar os licenciandos (residentes) para a experiência em sala de aula a partir das vivências obtidas durante a residência sob orientação do professor preceptor. O presente trabalho traz a importância do PRP e sua viabilidade como alternativa ao estágio obrigatório dos cursos de licenciatura e apresenta as metodologias utilizadas em sala para uma construção significativa do conhecimento, além de trabalhar a aproximação entre universidade e escola do campo. Mediante os relatos apresentados conclui-se que o programa oportunizou além das vivências com a sala de aula e disciplinas ministradas, a identificação do currículo e impacto positivo gerado pelos diversos instrumentos pedagógicos ofertados pela escola, em virtude da carga horária expandida que permite aos residentes dedicação e disponibilidade para atuar na utilização dos instrumentos junto aos professores e monitores com os alunos identificando seus benefícios, algo não encontrado em escolas de ensino regular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4037_TB5827_04102023115626.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR DE ANDRADE SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOÃO VITOR" "autor_email" => "vitorandradepi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }