Este trabalho descreve um relato de experiência de forma reflexiva e crítica sobre uma atividade realizada em 2022 com alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública no município de Codajás, no estado do Amazonas. O interesse em realizar essa prática com os alunos surgiu a partir de vivências como professora substituta, nas quais foram observadas as dificuldades dos estudantes em assimilar os conteúdos de matemática. Dessa forma, a busca por ferramentas metodológicas que facilitassem o ensino e a aprendizagem resultou em uma prática para promover a autonomia dos alunos, baseada nas teorias das metodologias ativas. O objetivo deste texto é apresentar as experiências vivenciadas a partir de uma proposta que utilizou as metodologias ativas, como aprendizagem por descoberta, painel integrado e seminários, para promover a autonomia dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento. Quanto à metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa, pois a abordagem qualitativa busca compreender a realidade segundo a perspectiva dos sujeitos participantes da pesquisa. Através da aplicação das atividades, os alunos buscaram conhecimentos por meio de práticas que os colocaram como protagonistas no processo de ensino. No contexto descrito, o desenvolvimento das atividades desempenhou um papel importante na construção do conhecimento dos alunos, resultando, entre outros, na participação ativa dos estudantes, no desenvolvimento da autonomia e na contribuição dos próprios alunos na criação de ferramentas metodológicas. Isso promoveu a aprendizagem por descoberta, demonstrando que, de acordo com as teorias de Bruner, a aprendizagem por descoberta pode ser considerada relevante e significativa.