Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCÊNCIA NA CRECHE: DILEMAS E DESAFIOS PERSISTENTES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96581
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2560
    "inscrito_id" => 9012
    "titulo" => "DOCÊNCIA NA CRECHE: DILEMAS E DESAFIOS PERSISTENTES"
    "resumo" => "O presente trabalho é sintetiza os escritos iniciais de uma pesquisa acadêmica em nível de Mestrado acadêmico que busca discutir o papel, o lugar e as condições de trabalho de profissionais da educação infantil que desempenham a função de auxiliar de creche/auxiliar de desenvolvimento infantil, dentre outras nomenclaturas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que pretende explorar as seguintes abordagens: pesquisa bibliográfica, levantamento e análise de dados do Censo Escolar, aplicação de questionário (survey) a fim de compreender e identificar quais os principais desafios e os possíveis dilemas enfrentados por estas profissionais quanto à realização de sua tarefa que envolve educar e cuidar de bebês e crianças bem pequenas (0 a 3 anos) em unidades de educação infantil. Sabe-se que grandes desafios relacionados à questões estruturais e subjetivas podem influenciar no reconhecimento das especificidades do trabalho docente com bebês, e são determinantes para a qualidade da educação oferecida nessa etapa educativa. O retrato obtido pela pesquisadora, quanto às capitais brasileiras, é de grandes discrepâncias no que se refere à atuação profissional qualificada junto a bebês e crianças pequenininhas, manifestas nas condições de trabalho nas unidades educacionais; na remuneração, jornada de trabalho e de estudos, formação continuada, planos de carreira e valorização profissional e social da atividade desenvolvida. Decorrente disso, é possível inferir que existem situações bem diversas em cada região da federação, assim como há diferentes denominações para o desempenho da função profissional na creche (auxiliar, educadora, atendente etc.), como mostra a pesquisa recente feita por Nascimento, Rodrigues e Silva (2021). Dessa forma, justifica-se a importância e relevância do nosso trabalho, uma vez que poderá ajudar a realçar as vozes dessas profissionais, muitas vezes à margem da valorização profissional que lhe é devida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9012_TB2560_07052023095650.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES"
    "autor_nome_curto" => "Aline"
    "autor_email" => "allyne_cn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96581
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2560
    "inscrito_id" => 9012
    "titulo" => "DOCÊNCIA NA CRECHE: DILEMAS E DESAFIOS PERSISTENTES"
    "resumo" => "O presente trabalho é sintetiza os escritos iniciais de uma pesquisa acadêmica em nível de Mestrado acadêmico que busca discutir o papel, o lugar e as condições de trabalho de profissionais da educação infantil que desempenham a função de auxiliar de creche/auxiliar de desenvolvimento infantil, dentre outras nomenclaturas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que pretende explorar as seguintes abordagens: pesquisa bibliográfica, levantamento e análise de dados do Censo Escolar, aplicação de questionário (survey) a fim de compreender e identificar quais os principais desafios e os possíveis dilemas enfrentados por estas profissionais quanto à realização de sua tarefa que envolve educar e cuidar de bebês e crianças bem pequenas (0 a 3 anos) em unidades de educação infantil. Sabe-se que grandes desafios relacionados à questões estruturais e subjetivas podem influenciar no reconhecimento das especificidades do trabalho docente com bebês, e são determinantes para a qualidade da educação oferecida nessa etapa educativa. O retrato obtido pela pesquisadora, quanto às capitais brasileiras, é de grandes discrepâncias no que se refere à atuação profissional qualificada junto a bebês e crianças pequenininhas, manifestas nas condições de trabalho nas unidades educacionais; na remuneração, jornada de trabalho e de estudos, formação continuada, planos de carreira e valorização profissional e social da atividade desenvolvida. Decorrente disso, é possível inferir que existem situações bem diversas em cada região da federação, assim como há diferentes denominações para o desempenho da função profissional na creche (auxiliar, educadora, atendente etc.), como mostra a pesquisa recente feita por Nascimento, Rodrigues e Silva (2021). Dessa forma, justifica-se a importância e relevância do nosso trabalho, uma vez que poderá ajudar a realçar as vozes dessas profissionais, muitas vezes à margem da valorização profissional que lhe é devida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9012_TB2560_07052023095650.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES"
    "autor_nome_curto" => "Aline"
    "autor_email" => "allyne_cn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho é sintetiza os escritos iniciais de uma pesquisa acadêmica em nível de Mestrado acadêmico que busca discutir o papel, o lugar e as condições de trabalho de profissionais da educação infantil que desempenham a função de auxiliar de creche/auxiliar de desenvolvimento infantil, dentre outras nomenclaturas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que pretende explorar as seguintes abordagens: pesquisa bibliográfica, levantamento e análise de dados do Censo Escolar, aplicação de questionário (survey) a fim de compreender e identificar quais os principais desafios e os possíveis dilemas enfrentados por estas profissionais quanto à realização de sua tarefa que envolve educar e cuidar de bebês e crianças bem pequenas (0 a 3 anos) em unidades de educação infantil. Sabe-se que grandes desafios relacionados à questões estruturais e subjetivas podem influenciar no reconhecimento das especificidades do trabalho docente com bebês, e são determinantes para a qualidade da educação oferecida nessa etapa educativa. O retrato obtido pela pesquisadora, quanto às capitais brasileiras, é de grandes discrepâncias no que se refere à atuação profissional qualificada junto a bebês e crianças pequenininhas, manifestas nas condições de trabalho nas unidades educacionais; na remuneração, jornada de trabalho e de estudos, formação continuada, planos de carreira e valorização profissional e social da atividade desenvolvida. Decorrente disso, é possível inferir que existem situações bem diversas em cada região da federação, assim como há diferentes denominações para o desempenho da função profissional na creche (auxiliar, educadora, atendente etc.), como mostra a pesquisa recente feita por Nascimento, Rodrigues e Silva (2021). Dessa forma, justifica-se a importância e relevância do nosso trabalho, uma vez que poderá ajudar a realçar as vozes dessas profissionais, muitas vezes à margem da valorização profissional que lhe é devida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.