A Educação Ambiental (EA) parte, segundo REIGOTA (2016), como Educação Política, no que tange a afirmação de análises das relações políticas, econômicas, sociais e culturais entre a humanidade e a natureza, e as relações entre os seres humanos, visando a superação dos mecanismos de controle e de dominação que impedem a participação livre, consciente e democrática de todas/es/os. Para tanto, está atrelada diretamente ao Ensino de Geografia, onde parte da reflexão socioambiental construída em sala de aula, a partir da análise dos conteúdos de Geografia no livro didático da Coletânea Moderna Plus (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Natureza em Transformação). Com isso, o presente trabalho busca, a partir da Educação Ambiental (EA), o diálogo do mesmo aplicado ao Ensino de Geografia na Educação Básica. O conceito está presente no componente curricular por meio das suas intersecções que dialoga também com os conceitos primordiais de região, lugar, território, paisagem e espaço, segundo o geógrafo brasileiro Milton Santos, onde compõem o caderno de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de acordo com a estrutura do Novo Ensino Médio. As competências específicas, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), expressam a presença de diálogo, a reflexão socioambiental, e o desenvolvimento de consciência ambiental na formação básica. Diante dessa verificação, tal trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos de Geografia que abordam a EA no livro didático da Coletânea Moderna Plus (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Natureza em Transformação) do Novo Ensino Médio e seus métodos de inserção e desenvolvimento, a partir do uso das metodologias ativas, como ferramentas não tradicionais. A metodologia consiste numa primeira etapa na revisão bibliográfica, de artigos e livros, para compreender as diversas perspectivas de autores renomados na área em discussão. Como segunda e última etapa, a análise do livro didático supracitado acima. Logo, é possível compreender a importância de trabalhar em sala de aula, a Educação Ambiental, como meio de construção, reflexão e consciência de indivíduos socialmente e ambientalmente comprometidos com a defesa da natureza.