Este trabalho tem por objetivo analisar a importância da história local para o desempenho satisfatório da disciplina História. Neste estudo, abordamos que o dinamismo das peculiaridades que caracterizam a história local vem tornando o processo de ensino e aprendizagem da referida disciplina, mais relevante para os sujeitos históricos. Partindo da nossa experiência enquanto professora dos anos finais do ensino fundamental na Escola Municipal João Inácio Catu, apresentamos os desafios e os avanços vivenciados nas aulas de História, por professores e alunos, que fazem parte da Rede Municipal de Ensino em Umbuzeiro na Paraíba. Conforme expressa Omar (2021), a história local na sua essência se conecta a história do dia-a-dia e é fundamental para a formação de uma identidade local/regional. Ao longo da nossa produção, analisaremos a vivência dos alunos Catu com o coco de roda, patrimônio da cultura imaterial de Umbuzeiro, destacando a contribuição desta prática cultural para a formação identitária dos jovens umbuzeirenses. Nesta perspectiva, tomamos a história local como sendo uma forma de aproximar os estudantes da disciplina História. Assim, ao analisarmos as fontes de pesquisa (relatos de professores e estudantes, fotografias e trabalhos escolares) compreendemos que é possível tornar as aulas de história interessantes, atraentes. Para tanto, precisamos apenas, levar os estudantes a se perceberem protagonistas de suas próprias histórias.