Um dos propósitos das instituições educacionais é proporcionar ferramentas de aprendizagem para desenvolver jovens protagonistas que estão preocupados tanto com questões políticas e econômicas, como problemas morais e psicológicos com o intuito de gerar um cidadão com educação formal e participação ativa e é nesse ponto que a incorporação das inovações só tem sentido se contribuir para esta melhoria da qualidade de ensino. A prática do uso foi necessária quando a pandemia causada pela covid-19 gerou uma nova realidade educacional e de socialização. O uso das TIC’s dinamizou o ensino-aprendizagem modificando os fatores como níveis de proficiência dos alunos e alunas gerando assim oportunidades para produzir outras formas de entender e modificar a realidade educacional, aproveitando a interação estudantil dentro das redes sociais. Os jovens estão conectados o que possibilita gerar níveis maiores da cultura da digital. A facilidade de acesso a informações através de enumeras ferramentas (aplicativos) faz com que os indivíduos de todas as culturas, idades, classes sociais e de diferentes ideologias, troquem conhecimento gerando assim, uma nova rede social, uma nova cultura, a cibercultura. O profissional que trabalha em instituições de ensino precisa estar inserido nessa realidade de forma significativa, para então, conseguir proporcionar aulas mais diversificadas e que façam sentido para o alunato que vive nesse novo mundo. Os smartphones, computadores, jogos entre outros, são utensílios valiosos para fazer com que o estudante foque mais os seus objetivos escolares fazendo algo que gosta. As aulas do século XXI devem ser incorporadas com os meios de comunicações digitais, alcançando um grupo maior de participantes e como resultado, uma maior interação como o meio educacional realizando um desenvolvimento integral.