A gamificação na educação proporciona uma abordagem educacional inovadora, na qual os estudantes são incentivados a aprender por meio de desafios envolventes. Este trabalho tem como objetivo apresentar a utilização do jogo chamado Classic Jenga na aula de Física sobre estática dos corpos rígidos, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Classic Jenga é um Jogo ou atividade que envolve a construção de uma estrutura vertical utilizando blocos ou peças de tamanhos e formatos iguais. O objetivo do jogo Classic Jenga é empilhar os blocos de madeira em uma torre alta e estável e, em seguida, remover um bloco de cada vez sem derrubar a estrutura. Os jogadores devem ter habilidade e estratégia para escolher qual bloco remover, mantendo o equilíbrio da torre. As atividades foram realizadas nas aulas de Práticas Experimentais, com uma duração total de 100 minutos por turma, equivalente a duas aulas, na ECIT EEFM José Rolderick de Oliveira, localizada na cidade de Nova Floresta-PB. O jogo foi aplicado nas três turmas do 1º Ano (A, B e C). Inicialmente, a teoria sobre estática dos corpos rígidos foi apresentada aos alunos. Posteriormente, a atividade foi realizada em grupos compostos por 5 a 6 grupos, com no máximo 5 alunos por grupo. Por fim, foram aplicados dois questionários: um sobre a temática abordada e outro para avaliar a metodologia utilizada. Com base nos resultados, foi possível observar que o jogo influenciou positivamente na aprendizagem dos alunos da escola, bem como tiveram uma aceitação muito significativa. A inserção de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem é fundamental para promover uma educação efetiva e envolvente. Nesse sentido, a gamificação, como exemplificada na inserção do jogo no ensino de Física, oferece uma abordagem inovadora que desperta o interesse dos alunos e facilita a compreensão dos conceitos.