As práticas pedagógicas realizadas com bebês e crianças tem se ressignificado a partir das mudanças que englobam os conceitos de criança, de infâncias e de Educação Infantil. Diante dessas transformações que valorizam o protagonismo infantil, os docentes são impulsionados a repensar suas práticas pedagógicas. Dentre estas está a avaliação, que atualmente se apresenta na forma de documentos pedagógicos que relatam o cotidiano individual e/ou coletivo de meninos e meninas. A partir dessa nova forma de comunicar o desenvolvimento infantil, a pesquisa apresenta como o município de Caucaia-CE orienta o trabalho pedagógico acerca do processo de documentação pedagógica, tendo como principais documentos o relatório individual da criança e o portfólio da turma. A abordagem utilizada é a qualitativa, de cunho bibliográfico, possuindo como método investigativo a análise dos documentos norteadores nacionais, das diretrizes municipais e dos documentos pedagógicos produzidos por professores durante o ano letivo de 2022. Os resultados apresentam a importância dos relatórios e portfólios como ferramentas de acompanhamento do desenvolvimento infantil em creches e pré-escolas do município, além de ressaltar formas de potencializar as aprendizagens construídas por bebês e crianças no cotidiano das instituições, alinhando às práticas docentes com os principais referenciais teóricos sobre avaliação na Educação Infantil.