Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DO EPISÓDIO DO ECLIPSE SOLAR OBSERVADO EM SOBRAL - CE PARA A INSERÇÃO DE TÓPICOS DA FMC

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97512
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3812
    "inscrito_id" => 16748
    "titulo" => "POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DO EPISÓDIO DO ECLIPSE SOLAR OBSERVADO EM SOBRAL - CE PARA A INSERÇÃO DE TÓPICOS DA FMC"
    "resumo" => "O ensino de ciências no Brasil, em particular da Física, enfrenta um grande desafio caracterizado, entre outros aspectos, pelo distanciamento do conteúdo abordado em sala de aula em relação à realidade do mundo atual. O que é apresentado no Ensino Médio (EM) não condiz com o cotidiano dos jovens tornando as aulas desinteressantes e de difícil compreensão. A Física Moderna e Contemporânea (FMC) aborda temas relacionados com a inovação tecnológica adotada em larga escala pela sociedade moderna, o que dessa forma, pode promover um maior engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem da Física. Contudo, esse conteúdo é relegado ao último tópico do EM e também, não é abundante a disponibilização de material didático específico ou ainda uma formação adequada docente. Para minimizar essas dificuldades, sugere-se o ensino de tópicos da FMC, a partir da inserção de aspectos históricos, associados à produção dos conceitos. Levando em consideração esse cenário, neste trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada no período de março até maio de 2023, com o objetivo de estudar possibilidades de uso do episódio histórico do eclipse solar, observado em Sobral - CE, em 1919, cujos dados serviram para confirmar as previsões de Albert Einstein sobre o comportamento da luz em relação à gravidade. Entre os resultados, destacamos uma escassez de produções sobre o tema, seja na área do ensino ou da divulgação científica. Para além disso, compreendemos que o valor do desvio de arco detectado (1,9s) e a explicação sobre o comportamento da luz no espaço pode implicar em um maior aprofundamento dos conceitos físicos discutidos em sala de aula, sobre as concepções de espaço lançadas por Isaac Newton e as de Albert Einstein, sobre os limites de cada uma e de seus avanços. resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID16748_TB3812_05062023183318.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CARDOSO DE LIMA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE"
    "autor_email" => "lalayneelaine84@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97512
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3812
    "inscrito_id" => 16748
    "titulo" => "POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DO EPISÓDIO DO ECLIPSE SOLAR OBSERVADO EM SOBRAL - CE PARA A INSERÇÃO DE TÓPICOS DA FMC"
    "resumo" => "O ensino de ciências no Brasil, em particular da Física, enfrenta um grande desafio caracterizado, entre outros aspectos, pelo distanciamento do conteúdo abordado em sala de aula em relação à realidade do mundo atual. O que é apresentado no Ensino Médio (EM) não condiz com o cotidiano dos jovens tornando as aulas desinteressantes e de difícil compreensão. A Física Moderna e Contemporânea (FMC) aborda temas relacionados com a inovação tecnológica adotada em larga escala pela sociedade moderna, o que dessa forma, pode promover um maior engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem da Física. Contudo, esse conteúdo é relegado ao último tópico do EM e também, não é abundante a disponibilização de material didático específico ou ainda uma formação adequada docente. Para minimizar essas dificuldades, sugere-se o ensino de tópicos da FMC, a partir da inserção de aspectos históricos, associados à produção dos conceitos. Levando em consideração esse cenário, neste trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada no período de março até maio de 2023, com o objetivo de estudar possibilidades de uso do episódio histórico do eclipse solar, observado em Sobral - CE, em 1919, cujos dados serviram para confirmar as previsões de Albert Einstein sobre o comportamento da luz em relação à gravidade. Entre os resultados, destacamos uma escassez de produções sobre o tema, seja na área do ensino ou da divulgação científica. Para além disso, compreendemos que o valor do desvio de arco detectado (1,9s) e a explicação sobre o comportamento da luz no espaço pode implicar em um maior aprofundamento dos conceitos físicos discutidos em sala de aula, sobre as concepções de espaço lançadas por Isaac Newton e as de Albert Einstein, sobre os limites de cada uma e de seus avanços. resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID16748_TB3812_05062023183318.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELAINE CARDOSO DE LIMA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELAINE"
    "autor_email" => "lalayneelaine84@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de ciências no Brasil, em particular da Física, enfrenta um grande desafio caracterizado, entre outros aspectos, pelo distanciamento do conteúdo abordado em sala de aula em relação à realidade do mundo atual. O que é apresentado no Ensino Médio (EM) não condiz com o cotidiano dos jovens tornando as aulas desinteressantes e de difícil compreensão. A Física Moderna e Contemporânea (FMC) aborda temas relacionados com a inovação tecnológica adotada em larga escala pela sociedade moderna, o que dessa forma, pode promover um maior engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem da Física. Contudo, esse conteúdo é relegado ao último tópico do EM e também, não é abundante a disponibilização de material didático específico ou ainda uma formação adequada docente. Para minimizar essas dificuldades, sugere-se o ensino de tópicos da FMC, a partir da inserção de aspectos históricos, associados à produção dos conceitos. Levando em consideração esse cenário, neste trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada no período de março até maio de 2023, com o objetivo de estudar possibilidades de uso do episódio histórico do eclipse solar, observado em Sobral - CE, em 1919, cujos dados serviram para confirmar as previsões de Albert Einstein sobre o comportamento da luz em relação à gravidade. Entre os resultados, destacamos uma escassez de produções sobre o tema, seja na área do ensino ou da divulgação científica. Para além disso, compreendemos que o valor do desvio de arco detectado (1,9s) e a explicação sobre o comportamento da luz no espaço pode implicar em um maior aprofundamento dos conceitos físicos discutidos em sala de aula, sobre as concepções de espaço lançadas por Isaac Newton e as de Albert Einstein, sobre os limites de cada uma e de seus avanços. resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.