POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DO EPISÓDIO DO ECLIPSE SOLAR OBSERVADO EM SOBRAL - CE PARA A INSERÇÃO DE TÓPICOS DA FMC
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97512 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3812 "inscrito_id" => 16748 "titulo" => "POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DO EPISÓDIO DO ECLIPSE SOLAR OBSERVADO EM SOBRAL - CE PARA A INSERÇÃO DE TÓPICOS DA FMC" "resumo" => "O ensino de ciências no Brasil, em particular da Física, enfrenta um grande desafio caracterizado, entre outros aspectos, pelo distanciamento do conteúdo abordado em sala de aula em relação à realidade do mundo atual. O que é apresentado no Ensino Médio (EM) não condiz com o cotidiano dos jovens tornando as aulas desinteressantes e de difícil compreensão. A Física Moderna e Contemporânea (FMC) aborda temas relacionados com a inovação tecnológica adotada em larga escala pela sociedade moderna, o que dessa forma, pode promover um maior engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem da Física. Contudo, esse conteúdo é relegado ao último tópico do EM e também, não é abundante a disponibilização de material didático específico ou ainda uma formação adequada docente. Para minimizar essas dificuldades, sugere-se o ensino de tópicos da FMC, a partir da inserção de aspectos históricos, associados à produção dos conceitos. Levando em consideração esse cenário, neste trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada no período de março até maio de 2023, com o objetivo de estudar possibilidades de uso do episódio histórico do eclipse solar, observado em Sobral - CE, em 1919, cujos dados serviram para confirmar as previsões de Albert Einstein sobre o comportamento da luz em relação à gravidade. Entre os resultados, destacamos uma escassez de produções sobre o tema, seja na área do ensino ou da divulgação científica. Para além disso, compreendemos que o valor do desvio de arco detectado (1,9s) e a explicação sobre o comportamento da luz no espaço pode implicar em um maior aprofundamento dos conceitos físicos discutidos em sala de aula, sobre as concepções de espaço lançadas por Isaac Newton e as de Albert Einstein, sobre os limites de cada uma e de seus avanços. resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID16748_TB3812_05062023183318.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE CARDOSO DE LIMA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "lalayneelaine84@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97512 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3812 "inscrito_id" => 16748 "titulo" => "POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DO EPISÓDIO DO ECLIPSE SOLAR OBSERVADO EM SOBRAL - CE PARA A INSERÇÃO DE TÓPICOS DA FMC" "resumo" => "O ensino de ciências no Brasil, em particular da Física, enfrenta um grande desafio caracterizado, entre outros aspectos, pelo distanciamento do conteúdo abordado em sala de aula em relação à realidade do mundo atual. O que é apresentado no Ensino Médio (EM) não condiz com o cotidiano dos jovens tornando as aulas desinteressantes e de difícil compreensão. A Física Moderna e Contemporânea (FMC) aborda temas relacionados com a inovação tecnológica adotada em larga escala pela sociedade moderna, o que dessa forma, pode promover um maior engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem da Física. Contudo, esse conteúdo é relegado ao último tópico do EM e também, não é abundante a disponibilização de material didático específico ou ainda uma formação adequada docente. Para minimizar essas dificuldades, sugere-se o ensino de tópicos da FMC, a partir da inserção de aspectos históricos, associados à produção dos conceitos. Levando em consideração esse cenário, neste trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada no período de março até maio de 2023, com o objetivo de estudar possibilidades de uso do episódio histórico do eclipse solar, observado em Sobral - CE, em 1919, cujos dados serviram para confirmar as previsões de Albert Einstein sobre o comportamento da luz em relação à gravidade. Entre os resultados, destacamos uma escassez de produções sobre o tema, seja na área do ensino ou da divulgação científica. Para além disso, compreendemos que o valor do desvio de arco detectado (1,9s) e a explicação sobre o comportamento da luz no espaço pode implicar em um maior aprofundamento dos conceitos físicos discutidos em sala de aula, sobre as concepções de espaço lançadas por Isaac Newton e as de Albert Einstein, sobre os limites de cada uma e de seus avanços. resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID16748_TB3812_05062023183318.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE CARDOSO DE LIMA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "lalayneelaine84@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }