A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações como se algo que vivenciamos está sendo agradável, prazeroso, sofrível, angustiante, causa medo ou pânico, ou nos dá satisfação, todos esses conceitos são atribuídos pela nossa afetividade. Afetividade pode ser definida segundo diferentes perspectivas, dentre outras, a filosófica, a psicológica e a pedagógica. Neste artigo, a afetividade é abordada na perspectiva pedagógica, tendo em vista a relação educativa que se estabelece entre professor e aluno em sala de aula, logo, pretendo analisar a afetividade nas interações sociais e no desenvolvimento integral de crianças da educação infantil, isso através de leituras de autores renomados que abordam a temática.Sendo assim, é possível constatar que afetividade mantém uma grande influência no comportamento e no aprendizado das crianças juntamente com o desenvolvimento cognitivo resultado das interações em meio escolar, familiar e social. Dessa forma, com o desenvolvimento do indivíduo as necessidades afetivas tornam-se cognitivas, e a integração da afetividade dando suporte para que a criança alcance níveis de evolução cada vez mais elevados. Pesquisar sobre a afetividade e sua relação com o desenvolvimento das crianças é olhar para as nossas salas de aula e perceber que as crianças que mantém um bom progresso são aquelas em que a afetividade está presente, seja na relação entre professor/ aluno na mediação de atividades, seja na interação com aluno/ aluno e principalmente nas relações familiares, essas relações influenciam de forma direta no desenvolvimento integral das crianças.