As comunidades quilombolas, formadas por descendentes de escravos africanos que buscaram refúgio e liberdade, enfrentam desafios até os dias atuais. Por meio da análise de dados, utilizando tabelas dinâmicas, buscou-se compreender as necessidades e desigualdades educacionais nessas comunidades e identificar oportunidades de melhoria. Este trabalho visa explorar o uso de tabelas dinâmicas, recurso disponível nas planilhas eletrônicas, como uma ferramenta tecnológica para a análise de dados abertos educacionais no contexto das escolas dos quilombos do centro-norte baiano a fim de observar em que medida houve investimentos públicos em infraestrutura tecnológica nestes espaços de ensino. Com o crescente acesso a dados abertos, torna-se possível explorar informações valiosas e promover uma análise mais aprofundada sobre diferentes aspectos do sistema educacional. Este trabalho se apoia na solução Pentaho Data Integration - PDI, como solução para modelagem e tratamento de dados educacionais públicos disponíveis através do portal do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP e do recurso tabelas dinâmicas de planilhas eletrônicas para organizar, visualizar e interpretar esses dados de forma consolidada e eficiente, permitindo uma análise mais detalhada e personalizada. Ao explorar estes dados das escolas dos quilombos do Centro-Norte da Bahia, foram identificadas lacunas e desigualdades existentes no tangente aos investimentos em infraestrutura tecnológica para estes espaços que originalmente são precários. A utilização de tabelas dinâmicas para a análise de dados abertos educacionais nas escolas dos quilombos do Centro-Norte da Bahia trouxeram benefícios significativos, permitindo uma compreensão mais profunda da atual situação destes espaços nessas comunidades. Embora os resultados da análise tenham revelado a permanência de problemas históricos, o processo de modelagem e da tecnologia para análise de dados se mostram como um potencial para serem utilizadas no monitoramento do progresso ao longo do tempo, permitindo uma avaliação contínua das políticas e programas implementados nessas comunidades.