Com o surgimento da pandemia, as escolas tiveram uma grande necessidade de se adaptar, procurando novas alternativas para serem inseridas na nova modalidade de ensino. Houve uma intensa mudança em relação aos métodos tradicionais mais utilizados no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Devido aos impactos na educação gerados pela pandemia proveniente da COVID-19, surgiram novos desafios no processo de ensino aprendizagem dos alunos, e se faz necessário entender como as metodologias ativas contribuirão de forma positiva no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Esse relato tem como objetivo investigar a eficiência da utilização de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem dos alunos nas disciplinas de química e biologia do ensino médio. Os alunos investigados nesta pesquisa cursavam as 2° e 3° séries do ensino médio e, para a avaliação, foi disponibilizado material de estudo com antecedência, para leitura, e foi feito um diagnóstico preliminar dos conhecimentos prévios dos estudantes para, em seguida, serem aplicados os conteúdos utilizando metodologia ativa. Foi observado, ao fim, o grau de interesse e o grau de compreensão do conteúdo. De maneira geral, a maior parte dos estudantes atingiram níveis satisfatórios de conhecimento e interesse no conteúdo abordado quando trabalhado de forma ativa.