As discussões sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência não são recentes, porém ainda trazem desafios para as escolas que precisam se adequar para receber esses alunos de forma a garantir que eles tenham direito à educação, de qualidade que atenda às suas especificidades. Contudo o acesso à educação não é suficiente para promover a inclusão e a efetividade de políticas públicas passa a ser necessária a fim de assegurá-la. Nessa perspectiva, apresentamos neste trabalho um recorte de uma pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, de cunho qualitativo, que busca analisar como as práticas docentes voltadas a inclusão de criança com deficiência, estão relacionadas a formação docente para o Ensino de Ciências nos anos iniciais e como essa área do conhecimento pode contribuir no processo de inclusão. A pesquisa será realizada em uma escola da rede pública municipal de Serra Talhada – PE, por meio de observação de campo, entrevistas semiestruturadas e estudos de documentos da escola como Projeto Político Pedagógico – PPP e Regimento Escolar, para tratamento de dados realizaremos uma análise descritiva interpretativa que será feita com base na Análise de Discurso (AD). Os resultados iniciais apontam que mesmo com aumento, nos últimos anos, de publicação sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência, ainda são poucas as pesquisas que abordam essa temática no Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando a necessidade de mais pesquisas nessa área de conhecimento e nessa etapa da Educação Básica.