Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM ESCOLAS, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DE ALUNOS TEA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A tecnologia é fruto do desenvolvimento humano, pois o homem, ao longo de sua existência, criou instrumentos de trabalho, conforme suas necessidades históricas e sociais, acumulando conhecimentos em um processo sócio-histórico e cultural humano. Atualmente, os avanços tecnológicos adentram vários espaços sociais, em especial as escolas que os utilizam com objetivos educativos para alunos com ou sem deficiência. Diante do exposto, este texto tem por objetivo desenvolver estudos acerca das Tecnologias Assistivas utilizadas na Educação Especial no contexto educacional inclusivo, a fim de compreender o desenvolvimento da educação mediada por tecnologias e suas interlocuções com a Educação Especial. Para atingir tal objetivo foram realizados estudos sobre: a conceituação da Tecnologia Assistiva como área de conhecimento e de recursos pedagógicos; breve histórico das Tecnologias Assistivas e sua aplicabilidade no contexto educacional inclusivo. Na sequência são elencadas as leis e os documentos oficiais que embasam a utilização das Tecnologias Assistivas no contexto educativo com alunos especiais. Por fim, destacam-se os pressupostos do ensino e aprendizagem da criança em situação de inclusão, sob o viés da Teoria Histórico-Cultural, reafirmando a importância da mediação do professor no contexto de utilização das Tecnologias Assistivas, para que se efetivem o ensino e a aprendizagem desses alunos. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa fundamentada no materialismo histórico e dialético, com aporte documental e bibliográfico, tendo como fontes primárias as Leis e os Documentos Oficiais que tratam sobre a temática, e algumas bibliografias de autores que discutem as Tecnologias na Educação, pautadas na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, que destacam a importância da mediação do professor no contexto educativo. Ao final conclui-se que, é importante que se realizem estudos que contribuam para a compreensão da TA como área de conhecimento e de sua aplicabilidade no contexto educativo.

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