USO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E METODOLOGIA INVESTIGATIVA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA TERCEIRA LEI DE NEWTON
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99541 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6436 "inscrito_id" => 18524 "titulo" => "USO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E METODOLOGIA INVESTIGATIVA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA TERCEIRA LEI DE NEWTON" "resumo" => "Este trabalho foi gestado a partir de inquietações sobre como realizar uma aprendizagem significativa ausubeliana das Leis de Newton no ensino médio, em especial a Lei da ação e reação. É uma pesquisa de método qualitativo, tendo foguete construído de garrafa PET como aparato experimental. Foi implementado em uma turma do 1° ano com 31 discentes do ensino médio da escola Olinto Victor, localizada no bairro da Várzea, cidade de Recife – PE. Os referenciais metodológicos utilizados foram a metodologia investigativa e os três momentos pedagógicos de Delizoicov. Como primeiro momento, problematização inicial, houve a apresentação de um pequeno documentário sobre o contexto histórico da corrida espacial entre a então União Soviética e Estados Unidos, durante a guerra fria – segunda metade do século XX. Após esse primeiro momento, foi pedido à turma que, individualmente, respondessem, através da plataforma digital Mentimeter, com uma ou poucas palavras, a seguinte pergunta: “Qual princípio da física explica a subida do foguete?” Foi, então, construída a primeira nuvem de palavras. Organização do conhecimento, segundo momento, foi abordado e debatido o tema ação e reação, com uso de foguete feito de garrafa PET como ação investigativa experimental problematizadora e incentivadora de inquietações. Para o terceiro momento, aplicação do conhecimento, foi realizado um grande debate livre na turma sobre o documentário, como material contextualizador, e sobre como funciona o foguete artesanal usado, através da compreensão da Lei de ação e reação. Após os intensos debates, foi pedido à turma que respondesse, também individualmente, a mesma pergunta feita anteriormente, também através da plataforma Mentimeter, sendo coletada uma segunda nuvem de palavras. A análise das duas nuvens de palavras mostrou um grande avanço conceitual da turma sobre o conceito de ação e reação, demonstrando aumento da subsunção ausubeliana dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18524_TB6436_19112023205106.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIO FERREIRA DE MOURA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "SILVIO" "autor_email" => "silviofmjunior@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99541 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6436 "inscrito_id" => 18524 "titulo" => "USO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E METODOLOGIA INVESTIGATIVA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA TERCEIRA LEI DE NEWTON" "resumo" => "Este trabalho foi gestado a partir de inquietações sobre como realizar uma aprendizagem significativa ausubeliana das Leis de Newton no ensino médio, em especial a Lei da ação e reação. É uma pesquisa de método qualitativo, tendo foguete construído de garrafa PET como aparato experimental. Foi implementado em uma turma do 1° ano com 31 discentes do ensino médio da escola Olinto Victor, localizada no bairro da Várzea, cidade de Recife – PE. Os referenciais metodológicos utilizados foram a metodologia investigativa e os três momentos pedagógicos de Delizoicov. Como primeiro momento, problematização inicial, houve a apresentação de um pequeno documentário sobre o contexto histórico da corrida espacial entre a então União Soviética e Estados Unidos, durante a guerra fria – segunda metade do século XX. Após esse primeiro momento, foi pedido à turma que, individualmente, respondessem, através da plataforma digital Mentimeter, com uma ou poucas palavras, a seguinte pergunta: “Qual princípio da física explica a subida do foguete?” Foi, então, construída a primeira nuvem de palavras. Organização do conhecimento, segundo momento, foi abordado e debatido o tema ação e reação, com uso de foguete feito de garrafa PET como ação investigativa experimental problematizadora e incentivadora de inquietações. Para o terceiro momento, aplicação do conhecimento, foi realizado um grande debate livre na turma sobre o documentário, como material contextualizador, e sobre como funciona o foguete artesanal usado, através da compreensão da Lei de ação e reação. Após os intensos debates, foi pedido à turma que respondesse, também individualmente, a mesma pergunta feita anteriormente, também através da plataforma Mentimeter, sendo coletada uma segunda nuvem de palavras. A análise das duas nuvens de palavras mostrou um grande avanço conceitual da turma sobre o conceito de ação e reação, demonstrando aumento da subsunção ausubeliana dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18524_TB6436_19112023205106.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIO FERREIRA DE MOURA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "SILVIO" "autor_email" => "silviofmjunior@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }