O trabalho apresenta as etapas e os resultados da “Exposição Interativa Ser Junco”, ocorrida na Escola Estadual Miguel Lidiano, em Picos, Piauí, como ação desenvolvida pelo Programa de Extensão “Ser Cidade: subjetividades, coletividade e educação nas relações com as cidades” da Universidade Federal do Piauí em parceria com o Laboratório de estudos das relações humano-ambientais da Universidade de Fortaleza. O objetivo foi compartilhar com a população os resultados do mapeamento psicossocial e ambiental realizado com foco nas vivências e análise das relações entre os moradores do Junco e as ferramentas que utilizam para fortalecer a cidadania no contexto socioeconômico e político do bairro. Nos interessa enfatizar o caráter identitário que faz da cidade um espaço educativo, com histórias e memórias, com relações sociais e dinâmicas que moldam estilos de vida e valores, capazes de produzir a identidade de cada lugar do bairro. Como método utilizamos o mapeamento psicossocial e ambiental do Junco para levantar informações sobre o lugar. Foram realizadas várias visitas da equipe ao bairro, dialogando com pessoas do lugar, que contribuíram para a coleta de dados sobre aspectos históricos, afetivos e estruturais do bairro. Os resultados foram expostos em três espaços físicos denominados: Espaço da Memória, Espaço dos Afetos e Espaços e Lugares. A exposição recebeu visitas dos estudantes da escola e da universidade, de moradores, além de pessoas e docentes interessados na história do Junco. Com base no envolvimento das pessoas que interagiram nos espaços da exposição compreendemos que o olhar da comunidade sobre si mesma é essencial para qualquer ação nas cidades. Acreditamos que valorizar diferentes campos do conhecimento com estratégias didático-pedagógicas específicas é fazer o resgate da memória do lugar e a valorização das pessoas como principais agentes de mudança e cidadania.