O campo da Pedagogia Social ainda se encontra em processo de reconhecimento. É uma profissão a qual por vezes torna-se desvalorizada e (in)visibilizada, apesar dos profissionais atuantes saberem da grande importância do seu papel dentro da sociedade. Frente a isso, o presente artigo objetiva compreender sobre as características existentes na atuação do(a) pedagogo(a) na pedagogia social de rua e destacar as dificuldades enfrentadas em sua atuação. A pesquisa é de caráter qualitativo bibliográfico, com base em materiais já existentes, no qual foram coletados através de um levantamento de literatura de trabalhos disponíveis na internet. Pautando-se em estudos de Bauli & Muller (2020); Paiva (2012); Stadler et al., (2019); Pinheiro & Silva (2020) e entre outros, além do projeto de Lei nº 2.676, de 2019. Por meio dos resultados foi possível inferir que o(a) pedagogo(a) social possui um papel fundamental no processo de reconhecimento pessoal e social de pessoas vulneráveis socialmente, este(a) profissional vem a mudar a realidade e diminuir a desigualdade social no qual as pessoas se encontram, porém, possuem várias dificuldades em sua atuação podendo destacar a falta de reconhecimento da sua profissão por parte governo e da sociedade e também a falta de formação e capacitação para estes(as) profissionais.