Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre as atividades matemáticas realizadas com uma turma do 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o ano de 2022. As práticas apresentadas no artigo tratam do ensino dos fatos matemáticos e senso numérico, assim como as diferentes estratégias para a realização de cálculos de adição, conteúdos esses previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No relato, compartilhamos atividades diversificadas que incluem Batalha dos Dados, Conversa Numérica, uso dos dedos para contagem, Jogo da Memória, “Sempre 10” e “Onde está escondido?”. Essas diferentes abordagens foram pensadas e propostas a partir das ideias fundamentadas nos estudos no campo das Neurociências e das Mentalidades Matemáticas, de modo a permitir e estimular que os estudantes explorassem o conteúdo sob diferentes óticas e em diferentes momentos ao longo do ano. A partir dessa gama de atividades, observamos grande envolvimento e entusiasmo dos alunos durante as práticas matemáticas realizadas em sala e declarada motivação para as aulas subsequentes. Acreditamos que o início da trajetória de escolarização deve ser marcada pelo encantamento com a matemática e, sempre que possível, docentes devem lançar mão de atividades lúdicas, jogos e/ou situações que se aproximem da realidade dos alunos. Dessa forma, os estudantes se sentirão motivados e capazes de pensar os desafios da área profundamente, permitindo que a aprendizagem ocorra de maneira colaborativa, criativa e inovadora.