Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

De acordo com o glossário CEALE da UFMG, Letramento Literário é o processo pelo qual há apoderamento da literatura enquanto linguagem. Em outras palavras, trata se de práticas de leitura que possibilitam o leitor a relacionar a conjunção social do texto literário ao cenário atual, ou seja, ele lê a conjuntura da sociedade de maneira crítica-reflexiva e obtém uma nova visão de mundo. Sob este prisma, esta pesquisa tem como tema principal a análise do ensino e aprendizagem da literatura no Ensino Médio em período pandêmico e como objetivo geral investigar o processo do ensino e aprendizagem da literatura no Ensino Médio durante as aulas remotas. Nesse contexto, este estudo tem como questão problematizadora como tem sido desenvolvido, em sala de aula do Ensino Médio de escola pública, o processo do ensino e aprendizagem durante as aulas remotas? A partir deste questionamento apontamos como hipótese que há jovens que não alcançam o letramento literário e isso se dá pelo fato de que há professores que escolarizam tendências literárias, desconsiderando circunstâncias históricas-sociais e prendendo-se a características isoladamente, ou seja, impossibilita o estudante a fazer leitura crítica, inclusive por falta de recursos tecnológicos. Para atingir os objetivos propostos no estudo, optou-se pela metodologia de cunho qualitativo, utilizando-se de pesquisa de campo e bibliográfica, além de coletar dados por meio de entrevistas e observações de aula remotas. Enfim, entre os resultados apurados, percebeu-se que houve professores que conseguiram desenvolver aulas remotamente com estratégias didáticas envolventes, mas outros não tiveram o mesmo resultado por várias razões, como, por exemplo, a falta de habilidade com a tecnologia e a falta de acesso à internet pelos estudantes.

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