Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DOS DIFERENTES PERFIS DAS TURMAS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA POTIGUAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A adolescência é marcada pela descoberta do mundo e de si mesmo por parte do indivíduo. Com base nisso, os estudantes se comportam e se manifestam de diferentes formas na sala de aula a partir de diversos fatores que influenciam para tal, como questões socioeconômicas, familiares, interações com colegas, além do fato de aprenderem de formas distintas de acordo com a sua perspectiva de aprendizagem. Em vista disso, objetiva-se a partir deste trabalho caracterizar os perfis de sala a partir da análise de diferentes fatores como situação socioeconômica; o rendimento escolar na disciplina de química; os fatores existentes que contribuem para o baixo rendimento e desempenho escolar dos alunos. Este trabalho caracteriza-se por uma pesquisa de campo e para sua efetivação as informações foram coletadas através da aplicação de um questionário em três turmas da 1ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual em Tempo Integral Doutor José Fernandes de Melo, buscando levantar dados de cunho qualitativo, no qual apresentassem narrativas que estivessem em concordância com os objetivos. Como principais resultados obtidos, podemos notar que parte dos alunos possuem situação socioeconômica estável, suficiente para as atividades laborais na escola, com algumas exceções. Em relação ao desempenho escolar os resultados foram diversos, tendo em vista que muitos não se sentiam motivados ao estudo de Química, comentando sobre a dificuldade em compreender as abstrações existentes. No que diz respeito às interações entre os indivíduos, variaram conforme a turma, haja visto que algumas possuíam uma interação maior entre os colegas e o professor, o que levava a um bom desenvolvimento na sala de aula. Constata-se, que ao delimitar os diferentes perfis de sala é possível que o docente possa compreender como trabalhar da melhor forma possível em cada turma, trabalhando nas dificuldades existentes e colaborando para o melhor ensino-aprendizagem dos discentes.

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