Atualmente, a maneira como o conhecimento é transmitido nas escolas, com base em textos e memorização de termos e conceitos, não desperta o protagonismo e a curiosidade dos alunos. Os conceitos relacionados à Educação Ambiental e à conservação do meio ambiente são abordados de forma mecânica e descontextualizada, o que não gera interesse nem incentiva a investigação, tão importante para a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, é fundamental buscar diferentes estratégias, abordagens, materiais e ferramentas que tornem o ensino da Educação Ambiental menos teórico e mais investigativo, estimulando o pensamento crítico. Os jogos pedagógicos surgem como uma alternativa viável para despertar o interesse dos alunos. Além disso, eles desempenham um papel relevante na formação dos indivíduos, promovendo desde a criatividade até o desenvolvimento cognitivo. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo criar um jogo de tabuleiro no formato "print and play" (imprimir e jogar), abordando a relação entre a conservação dos botos e dos ecossistemas aquáticos. Esse jogo poderá ser utilizado por professores como uma ferramenta para gerar discussões e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Ele auxiliará no desenvolvimento do conteúdo de forma lúdica, estimulando a pesquisa e a investigação por parte dos alunos. O jogo apresenta perguntas nas quais os alunos terão que elaborar hipóteses, além de uma pergunta geral na qual todos os jogadores deverão unir esforços para responder. O principal objetivo do jogo é incentivar os alunos a refletir sobre suas ações individuais e coletivas, compreendendo a importância de práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente. Por meio dessa abordagem lúdica, espera-se promover a conscientização e o respeito aos ecossistemas aquáticos, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.