SALVE O BOTO: JOGO DIDÁTICO PARA AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98313 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4850 "inscrito_id" => 18319 "titulo" => "SALVE O BOTO: JOGO DIDÁTICO PARA AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Atualmente, a maneira como o conhecimento é transmitido nas escolas, com base em textos e memorização de termos e conceitos, não desperta o protagonismo e a curiosidade dos alunos. Os conceitos relacionados à Educação Ambiental e à conservação do meio ambiente são abordados de forma mecânica e descontextualizada, o que não gera interesse nem incentiva a investigação, tão importante para a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, é fundamental buscar diferentes estratégias, abordagens, materiais e ferramentas que tornem o ensino da Educação Ambiental menos teórico e mais investigativo, estimulando o pensamento crítico. Os jogos pedagógicos surgem como uma alternativa viável para despertar o interesse dos alunos. Além disso, eles desempenham um papel relevante na formação dos indivíduos, promovendo desde a criatividade até o desenvolvimento cognitivo. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo criar um jogo de tabuleiro no formato "print and play" (imprimir e jogar), abordando a relação entre a conservação dos botos e dos ecossistemas aquáticos. Esse jogo poderá ser utilizado por professores como uma ferramenta para gerar discussões e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Ele auxiliará no desenvolvimento do conteúdo de forma lúdica, estimulando a pesquisa e a investigação por parte dos alunos. O jogo apresenta perguntas nas quais os alunos terão que elaborar hipóteses, além de uma pergunta geral na qual todos os jogadores deverão unir esforços para responder. O principal objetivo do jogo é incentivar os alunos a refletir sobre suas ações individuais e coletivas, compreendendo a importância de práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente. Por meio dessa abordagem lúdica, espera-se promover a conscientização e o respeito aos ecossistemas aquáticos, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18319_TB4850_30102023221150.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUGUSTO SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO" "autor_email" => "augustoalves.20200002100@" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98313 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4850 "inscrito_id" => 18319 "titulo" => "SALVE O BOTO: JOGO DIDÁTICO PARA AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Atualmente, a maneira como o conhecimento é transmitido nas escolas, com base em textos e memorização de termos e conceitos, não desperta o protagonismo e a curiosidade dos alunos. Os conceitos relacionados à Educação Ambiental e à conservação do meio ambiente são abordados de forma mecânica e descontextualizada, o que não gera interesse nem incentiva a investigação, tão importante para a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, é fundamental buscar diferentes estratégias, abordagens, materiais e ferramentas que tornem o ensino da Educação Ambiental menos teórico e mais investigativo, estimulando o pensamento crítico. Os jogos pedagógicos surgem como uma alternativa viável para despertar o interesse dos alunos. Além disso, eles desempenham um papel relevante na formação dos indivíduos, promovendo desde a criatividade até o desenvolvimento cognitivo. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo criar um jogo de tabuleiro no formato "print and play" (imprimir e jogar), abordando a relação entre a conservação dos botos e dos ecossistemas aquáticos. Esse jogo poderá ser utilizado por professores como uma ferramenta para gerar discussões e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Ele auxiliará no desenvolvimento do conteúdo de forma lúdica, estimulando a pesquisa e a investigação por parte dos alunos. O jogo apresenta perguntas nas quais os alunos terão que elaborar hipóteses, além de uma pergunta geral na qual todos os jogadores deverão unir esforços para responder. O principal objetivo do jogo é incentivar os alunos a refletir sobre suas ações individuais e coletivas, compreendendo a importância de práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente. Por meio dessa abordagem lúdica, espera-se promover a conscientização e o respeito aos ecossistemas aquáticos, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18319_TB4850_30102023221150.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUGUSTO SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO" "autor_email" => "augustoalves.20200002100@" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }