Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MODELIZAÇÃO DIDÁTICA COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Existem várias dificuldades para o ensino da biologia celular na educação básica, algumas delas incluem o uso de termos científicos para as estruturas, a complexidade do conteúdo e abstração e falta de recursos didáticos. Para superar essas dificuldades, podem utilizados recursos como vídeos, imagens e modelos didáticos para tornar o conteúdo mais acessível e interessante aos estudantes. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo utilizar a modelização didática como ferramenta de aprendizagem sobre ao estudo das células com estudantes do ensino fundamental II. O presente estudo foi desenvolvido com 27 alunos do 7º ano de uma Escola pública, localizada em Taipu, Rio Grande do Norte. As ações foram divididas em quatro etapas: i) aulas dialógicas por meio de slides e Datashow para explorar o conceito de célula, a estrutura básica, organelas e tipos de células; ii) aplicação e discussão do documentário “A célula humana” (58m 44 seg); iii) elaboração de modelos didáticos de células procarióticas e células eucarióticas, iv) socialização dos modelos construídos. Para a construção dos modelos, a turma foi dividida em 05 grupos (com até 06 componentes), e cada para cada equipe desenvolveu modelos par três tipos de células (procariótica, eucariótica animal e eucariótica vegetal). Os estudantes utilizaram materiais de baixo custo, como isopor, massa de modelar, garrafa pet, tinta guache, fios de cobre, etc. Os resultados observados partindo da elaboração dos modelos didáticos e socialização destes com toda a turma, evidenciam que os alunos conseguiram compreender a estrutura de cada tipo de células, suas semelhanças e diferenças, bem como as funções das organelas presentes nas mesmas. Diante dos resultados positivos obtidos, é possível afirmar que a modelização é uma ferramenta didática que potencializa a aprendizagem dos estudantes para a aprendizagem sobre as células na educação básica.

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