Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SUCOS, REFRIGERANTES E CAJUÍNA: USO DO TEMA QUÍMICO SOCIAL ALIMENTOS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100454
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7671
    "inscrito_id" => 20024
    "titulo" => "SUCOS, REFRIGERANTES E CAJUÍNA: USO DO TEMA QUÍMICO SOCIAL ALIMENTOS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Os Temas Químicos Sociais desempenham um importante papel no ensino de química para a formação do cidadão permitindo uma abordagem contextualizada dos conteúdos químicos tornando esses interessantes e significativos além de contribuírem para a formação de cidadão crítico e participativo socialmente. Esta abordagem trata os conteúdos de química como temas reais e próximo dos discentes. Os refrigerantes são muito consumidos e possuem uma quantidade importante de açúcar. O suquinhos em pó também encontram boa aceitação na sociedade, mas existem diversas alternativas de bebidas não alcoólicas mais saudáveis. Uma alternativa é a cajuína, um suco de caju sem adição de açúcar cozido. Bebida típica do nordeste, produzida e consumida principalmente no Piauí. Sabe-se que os hábitos de consumo dessas bebidas dependem de fatores, como cultura, ambiente familiar, influencia social e disponibilidade. E por fazerem parte do nosso cotidiano são importantes temas para serem trabalhados. O objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa com um grupo de discentes da 2ª série do ensino médio da ECIT Orlando Venâncio. Destaca-se nos resultados obtidos que os discentes tem consciência dos efeitos negativos do consumo excessivo de açúcares e corantes apesar de acusarem o consumo de bebidas industrializadas. Também ao serem perguntados em qual produto tem substâncias químicas, se no refrigerante sabor laranja, no suco em pó sabor laranja ou suco natural de laranja eles apontam que no suco em pó e no refrigerante tem substâncias químicas no suco natural de laranja não. Essa resposta reflete uma visão da química como sendo uma ciência que está presente apenas em produtos industrializados e altamente processados, o que limita a visão de uma ciência presente na vida, na natureza e em toda parte. Propõe-se o desenvolvimento de um projeto com a pesquisa e produção de cajuína, sua composição e comparação dos valores nutricionais com bebidas convencionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20024_TB7671_12122023112747.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCILA FABIA DE LIMA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LUCILA"
    "autor_email" => "lucila.fabia@estudante.uf"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100454
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7671
    "inscrito_id" => 20024
    "titulo" => "SUCOS, REFRIGERANTES E CAJUÍNA: USO DO TEMA QUÍMICO SOCIAL ALIMENTOS COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Os Temas Químicos Sociais desempenham um importante papel no ensino de química para a formação do cidadão permitindo uma abordagem contextualizada dos conteúdos químicos tornando esses interessantes e significativos além de contribuírem para a formação de cidadão crítico e participativo socialmente. Esta abordagem trata os conteúdos de química como temas reais e próximo dos discentes. Os refrigerantes são muito consumidos e possuem uma quantidade importante de açúcar. O suquinhos em pó também encontram boa aceitação na sociedade, mas existem diversas alternativas de bebidas não alcoólicas mais saudáveis. Uma alternativa é a cajuína, um suco de caju sem adição de açúcar cozido. Bebida típica do nordeste, produzida e consumida principalmente no Piauí. Sabe-se que os hábitos de consumo dessas bebidas dependem de fatores, como cultura, ambiente familiar, influencia social e disponibilidade. E por fazerem parte do nosso cotidiano são importantes temas para serem trabalhados. O objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa com um grupo de discentes da 2ª série do ensino médio da ECIT Orlando Venâncio. Destaca-se nos resultados obtidos que os discentes tem consciência dos efeitos negativos do consumo excessivo de açúcares e corantes apesar de acusarem o consumo de bebidas industrializadas. Também ao serem perguntados em qual produto tem substâncias químicas, se no refrigerante sabor laranja, no suco em pó sabor laranja ou suco natural de laranja eles apontam que no suco em pó e no refrigerante tem substâncias químicas no suco natural de laranja não. Essa resposta reflete uma visão da química como sendo uma ciência que está presente apenas em produtos industrializados e altamente processados, o que limita a visão de uma ciência presente na vida, na natureza e em toda parte. Propõe-se o desenvolvimento de um projeto com a pesquisa e produção de cajuína, sua composição e comparação dos valores nutricionais com bebidas convencionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20024_TB7671_12122023112747.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCILA FABIA DE LIMA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LUCILA"
    "autor_email" => "lucila.fabia@estudante.uf"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os Temas Químicos Sociais desempenham um importante papel no ensino de química para a formação do cidadão permitindo uma abordagem contextualizada dos conteúdos químicos tornando esses interessantes e significativos além de contribuírem para a formação de cidadão crítico e participativo socialmente. Esta abordagem trata os conteúdos de química como temas reais e próximo dos discentes. Os refrigerantes são muito consumidos e possuem uma quantidade importante de açúcar. O suquinhos em pó também encontram boa aceitação na sociedade, mas existem diversas alternativas de bebidas não alcoólicas mais saudáveis. Uma alternativa é a cajuína, um suco de caju sem adição de açúcar cozido. Bebida típica do nordeste, produzida e consumida principalmente no Piauí. Sabe-se que os hábitos de consumo dessas bebidas dependem de fatores, como cultura, ambiente familiar, influencia social e disponibilidade. E por fazerem parte do nosso cotidiano são importantes temas para serem trabalhados. O objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa com um grupo de discentes da 2ª série do ensino médio da ECIT Orlando Venâncio. Destaca-se nos resultados obtidos que os discentes tem consciência dos efeitos negativos do consumo excessivo de açúcares e corantes apesar de acusarem o consumo de bebidas industrializadas. Também ao serem perguntados em qual produto tem substâncias químicas, se no refrigerante sabor laranja, no suco em pó sabor laranja ou suco natural de laranja eles apontam que no suco em pó e no refrigerante tem substâncias químicas no suco natural de laranja não. Essa resposta reflete uma visão da química como sendo uma ciência que está presente apenas em produtos industrializados e altamente processados, o que limita a visão de uma ciência presente na vida, na natureza e em toda parte. Propõe-se o desenvolvimento de um projeto com a pesquisa e produção de cajuína, sua composição e comparação dos valores nutricionais com bebidas convencionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.