Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBSERVAÇÃO DA ANATOMIA E MORFOLOGIA EXTERNA DOS PEIXES ACTINOPTERYGII ATRAVÉS DE ENSINO INVESTIGATIVO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100933
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8547
    "inscrito_id" => 24423
    "titulo" => "OBSERVAÇÃO DA ANATOMIA E MORFOLOGIA EXTERNA DOS PEIXES ACTINOPTERYGII ATRAVÉS DE ENSINO INVESTIGATIVO"
    "resumo" => "A BNCC propõe o ensino por investigação para a disciplina de Biologia e das Ciências da Natureza, neste sentido, nesta atividade foi trabalhada a observação das características físicas externas dos peixes Actinopterygii, relacionando tais características a prováveis modificações para a adaptação e a evolução, através de uma sequência didática com abordagem investigativa. O objetivo foi observar a anatomia e a morfologia externa dos peixes Actinopterygii, tendo como modelo quatro exemplares da tilápia (Oreochromis niloticus) através de aula prática. Para desenvolver a atividade proposta foram necessárias quatro aulas presenciais, totalizando três encontros, pois houve aulas geminadas (sequenciais), em uma turma de 29 alunos da 2ª Série do Ensino Médio da EEEFM Carlota Barreira, localizada em Areia – PB, em julho de 2022. As aulas ocorreram de forma dinâmica e participativa. Após a aplicação da sequência didática, observou-se que houve engajamento por parte dos alunos. No entanto, a quantidade de aulas inicialmente estipulada foi insuficiente. A atividade desenvolvida contou com debates em grupos, análise e formulação de hipóteses, pesquisas, observação e desenho das tilápias, interdisciplinaridade e retomada de conteúdos através de aula prática demonstrativa, com enfoque no protagonismo estudantil. Devido à pandemia Covid-19, esses alunos vieram de duas séries sequenciais de aulas on-line nos anos de 2020 e 2021, nas quais nem todos tinham acesso à internet. Neste sentido, o aprendizado, de fato, ficou comprometido nesse período e, portanto, foi gratificante vê-los participando tão ativamente e construindo seu próprio aprendizado. A observação da anatomia e morfologia externa da tilápia foi muito proveitosa, os alunos conseguiram representar com fidelidade estruturas anatômicas e ainda relacioná-las com a adaptação ao ambiente e ao processo evolutivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24423_TB8547_20102023085922.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILENE DE SOUZA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "JOSILENE"
    "autor_email" => "josilene.freitas1@profess"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100933
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8547
    "inscrito_id" => 24423
    "titulo" => "OBSERVAÇÃO DA ANATOMIA E MORFOLOGIA EXTERNA DOS PEIXES ACTINOPTERYGII ATRAVÉS DE ENSINO INVESTIGATIVO"
    "resumo" => "A BNCC propõe o ensino por investigação para a disciplina de Biologia e das Ciências da Natureza, neste sentido, nesta atividade foi trabalhada a observação das características físicas externas dos peixes Actinopterygii, relacionando tais características a prováveis modificações para a adaptação e a evolução, através de uma sequência didática com abordagem investigativa. O objetivo foi observar a anatomia e a morfologia externa dos peixes Actinopterygii, tendo como modelo quatro exemplares da tilápia (Oreochromis niloticus) através de aula prática. Para desenvolver a atividade proposta foram necessárias quatro aulas presenciais, totalizando três encontros, pois houve aulas geminadas (sequenciais), em uma turma de 29 alunos da 2ª Série do Ensino Médio da EEEFM Carlota Barreira, localizada em Areia – PB, em julho de 2022. As aulas ocorreram de forma dinâmica e participativa. Após a aplicação da sequência didática, observou-se que houve engajamento por parte dos alunos. No entanto, a quantidade de aulas inicialmente estipulada foi insuficiente. A atividade desenvolvida contou com debates em grupos, análise e formulação de hipóteses, pesquisas, observação e desenho das tilápias, interdisciplinaridade e retomada de conteúdos através de aula prática demonstrativa, com enfoque no protagonismo estudantil. Devido à pandemia Covid-19, esses alunos vieram de duas séries sequenciais de aulas on-line nos anos de 2020 e 2021, nas quais nem todos tinham acesso à internet. Neste sentido, o aprendizado, de fato, ficou comprometido nesse período e, portanto, foi gratificante vê-los participando tão ativamente e construindo seu próprio aprendizado. A observação da anatomia e morfologia externa da tilápia foi muito proveitosa, os alunos conseguiram representar com fidelidade estruturas anatômicas e ainda relacioná-las com a adaptação ao ambiente e ao processo evolutivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24423_TB8547_20102023085922.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILENE DE SOUZA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "JOSILENE"
    "autor_email" => "josilene.freitas1@profess"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A BNCC propõe o ensino por investigação para a disciplina de Biologia e das Ciências da Natureza, neste sentido, nesta atividade foi trabalhada a observação das características físicas externas dos peixes Actinopterygii, relacionando tais características a prováveis modificações para a adaptação e a evolução, através de uma sequência didática com abordagem investigativa. O objetivo foi observar a anatomia e a morfologia externa dos peixes Actinopterygii, tendo como modelo quatro exemplares da tilápia (Oreochromis niloticus) através de aula prática. Para desenvolver a atividade proposta foram necessárias quatro aulas presenciais, totalizando três encontros, pois houve aulas geminadas (sequenciais), em uma turma de 29 alunos da 2ª Série do Ensino Médio da EEEFM Carlota Barreira, localizada em Areia – PB, em julho de 2022. As aulas ocorreram de forma dinâmica e participativa. Após a aplicação da sequência didática, observou-se que houve engajamento por parte dos alunos. No entanto, a quantidade de aulas inicialmente estipulada foi insuficiente. A atividade desenvolvida contou com debates em grupos, análise e formulação de hipóteses, pesquisas, observação e desenho das tilápias, interdisciplinaridade e retomada de conteúdos através de aula prática demonstrativa, com enfoque no protagonismo estudantil. Devido à pandemia Covid-19, esses alunos vieram de duas séries sequenciais de aulas on-line nos anos de 2020 e 2021, nas quais nem todos tinham acesso à internet. Neste sentido, o aprendizado, de fato, ficou comprometido nesse período e, portanto, foi gratificante vê-los participando tão ativamente e construindo seu próprio aprendizado. A observação da anatomia e morfologia externa da tilápia foi muito proveitosa, os alunos conseguiram representar com fidelidade estruturas anatômicas e ainda relacioná-las com a adaptação ao ambiente e ao processo evolutivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.