CORES, NÚMEROS E TEXTURAS COM A ARANHA EDUCATIVA: REPENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97929 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4369 "inscrito_id" => 17452 "titulo" => "CORES, NÚMEROS E TEXTURAS COM A ARANHA EDUCATIVA: REPENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O projeto é uma atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I e II, no período de 2022.1 e 2022.2, no Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras/PB e tem como aspecto central refletirmos a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, enfatizando seu papel fundamental no desenvolvimento e construção de novas habilidades das crianças, pois o ato de brincar contribui de maneira significativa para a melhoria da aprendizagem infantil em vários aspectos, incluindo a coordenação motora, a habilidade de tomar decisões, a autonomia, o estímulo raciocínio lógico, a divisão e o compartilhamento no trabalho em equipe. No objetivo geral temos: Reconhecer, por meio da ludicidade, a sequência numérica do 1 ao 9, identificando diferentes texturas e distinguindo as cores. Para os objetivos específicos contamos com: estimular a criança a aprender através de práticas lúdico-educativas; desenvolver a ideia de coletividade; distinguir diferentes texturas, explicitando a importância do tato; identificar as cores que compõem o jogo, ampliando a atenção e o conhecimento das crianças. Podemos enfatizar que o brincar desperta a imaginação, sentimentos, curiosidades e criatividades, exercitando habilidades intelectuais enquanto a criança se diverte. Escolhemos essa temática para repensarmos práticas pedagógicas voltadas para a utilização de atividades lúdicas em sala de aula da Educação Infantil e essa atividade da aranha educativa auxilia os alunos na identificação das cores, a sequência dos algarismos, a compreensão de diferentes texturas, bem como proporciona à compreensão o comprometimento com atividades coletivas, incentivando-os a desenvolver a autonomia para identificar essas variações e superar eventuais dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17452_TB4369_18092023140242.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERONICA DE OLIVEIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "VERONICA" "autor_email" => "veronica.marques1235@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97929 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4369 "inscrito_id" => 17452 "titulo" => "CORES, NÚMEROS E TEXTURAS COM A ARANHA EDUCATIVA: REPENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O projeto é uma atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I e II, no período de 2022.1 e 2022.2, no Curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras/PB e tem como aspecto central refletirmos a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, enfatizando seu papel fundamental no desenvolvimento e construção de novas habilidades das crianças, pois o ato de brincar contribui de maneira significativa para a melhoria da aprendizagem infantil em vários aspectos, incluindo a coordenação motora, a habilidade de tomar decisões, a autonomia, o estímulo raciocínio lógico, a divisão e o compartilhamento no trabalho em equipe. No objetivo geral temos: Reconhecer, por meio da ludicidade, a sequência numérica do 1 ao 9, identificando diferentes texturas e distinguindo as cores. Para os objetivos específicos contamos com: estimular a criança a aprender através de práticas lúdico-educativas; desenvolver a ideia de coletividade; distinguir diferentes texturas, explicitando a importância do tato; identificar as cores que compõem o jogo, ampliando a atenção e o conhecimento das crianças. Podemos enfatizar que o brincar desperta a imaginação, sentimentos, curiosidades e criatividades, exercitando habilidades intelectuais enquanto a criança se diverte. Escolhemos essa temática para repensarmos práticas pedagógicas voltadas para a utilização de atividades lúdicas em sala de aula da Educação Infantil e essa atividade da aranha educativa auxilia os alunos na identificação das cores, a sequência dos algarismos, a compreensão de diferentes texturas, bem como proporciona à compreensão o comprometimento com atividades coletivas, incentivando-os a desenvolver a autonomia para identificar essas variações e superar eventuais dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17452_TB4369_18092023140242.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERONICA DE OLIVEIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "VERONICA" "autor_email" => "veronica.marques1235@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }