De acordo com Morin (2011, p.34), “o conhecimento das informações ou dos dados isolados é insuficiente”. Nesse sentido, por meio da leitura do livro “O Perfume” de Patrick Süskind foi criada uma temática sensibilizadora para estabelecer relação interdisciplinar entre Literatura e Química. No primeiro momento, os estudantes foram convidados a participar de uma roda de leitura que consistia na leitura dos três primeiros capítulos do livro com discussão sobre aspectos textuais como enredo, descrição do personagem, para citar alguns. Nesta etapa, os alunos foram apresentados a proposta de leitura e de trabalho do trimestre. Em seguida, para além das rodas de leitura sobre o romance, os discentes participaram de uma rotação por estações, realizada no laboratório de química, que tinha como propósito despertar as memórias e percepções olfativas bem como reconhecer as propriedades dos compostos responsáveis por diversos aromas. Esta etapa foi seguida de um debate e do início da criação do produto final, um perfume. Cada turma deveria elaborar um perfume que os traduzisse como turma, para isso, precisaram pensar identidade e trabalhar coletivamente. Por fim, os estudantes produziram um comercial televisivo para apresentação deste produto. O melhor perfume foi eleito mediante a uma votação da comunidade escolar. Assim, por meio do relato dos alunos, observamos que estratégias pedagógicas como esta são capazes de engajar, fortalecer a relação dos estudantes enquanto turma e criar um aprendizado mais significativo.