Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo é parte de pesquisa realizada e trata da relevância da Educação Integral que tem como objetivo garantir o desenvolvimento aos alunos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por toda a comunidade educativa. Já é realidade em países em que a educação não é pensada no indivíduo fragmentado, mas sim em todas as suas dimensões humanas sendo que no Brasil, a Educação Integral tem percorrido uma longa trajetória reafirmando os postulados de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire e Maria Nilde Mascellani. Importante programa de Educação Integral do país, criado em 2007, o programa Mais Educação, com foco na ampliação da jornada escolar e na reorganização curricular, visando um processo pedagógico que conectasse áreas do saber à cidadania, ao meio ambiente, direitos humanos, cultura, artes, saúde e educação econômica, por meio de uma concepção pautada na integração das escolas aos territórios, uma educação pensada na perspectiva das comunidades ampliando as interações dos estudantes, bem como suas oportunidades educativas. Contudo, o programa foi interrompido por projetos conservadores, foi substituído pelo Novo Mais Educação com foco no reforço escolar de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental e além da redução de recursos para a realização com êxito dos programas, a ausência de uma avaliação, ou análise de seus efeitos sobre a formação dos estudantes tem levado a uma simples extinção no que se depreende que se ao poder público cabe a responsabilidade de prover a Educação Integral a todos os estudantes da Educação Básica, ela requer também que todas as pessoas no ambiente escolar tenham dedicação integral, não há mais possibilidade de adiamentos, o que se consolida na emergência em se propor esse modelo de educação necessária nas instituições escolares.

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